quarta-feira, 19 de julho de 2006

Porto - V (Casa Serrão)

Hoje voltamos aos sabores que também fazem parte da nossa História.
Continuando pelo Norte, proponho-vos uma ida a Matosinhos.
Ir até esta cidade e não comer peixe seria como ir a Roma e não ver o Papa. De referir são as casas que se dedicam ao peixe grelhado na brasa, com destaque para a sardinha.
Neste caso torna-se inevitável falar na Casa Serrão, propriedade do conhecido ex-guarda redes do Leixões, João Serrão, que fica na Rua Heróis de França. Depois de um primeiro estabelecimento, na mesma rua, a Casa Serrão está hoje num local bem mais aprazível. O espaço caracteriza-se pelo bom gosto e pela qualidade, especialmente do peixe.
A especialidade, como não podia deixar de ser, é a sardinha assada. Mas qualquer que seja o peixe que o cliente deseje, vai encontrar na Casa Serrão.
A casa tem já um nome de respeito entre os estabelecimentos de restauração, essencialmente pela sua boa sardinha assada, que eu me atreveria mesmo a considerar a melhor que alguma vez comi, já para não falar nas batatas cozidas com a pele, que vêm acompanhadas de uma molho à base de azeite que são, simplesmente, divinais.
Muitos dos clientes da “Casa Serrão” são habituais que, depois de uma primeira experiência (como eu), ficaram agradados e voltaram uma e outra vez.
A D. Fátima, a esposa do Sr. Serrão (responsável pelos grelhados), é muito simpática e mantém a tradição engraçada (que já vinha do antigo restaurante, carinhosamente apelidado por ela: " a minha tasquinha") de fazer a conta na toalha da mesa e de colocar as sobremesas da casa nos píncaros, "Tenho aqui uma tarte que é feita por uma doutora. Olhe que é uma delícia.". E realmente era!
Depois da visita ao Castelo de S. Francisco de Xavier do Queijo, bom apetite.

2 comentários:

Anónimo disse...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

Anónimo disse...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»