terça-feira, 4 de julho de 2006

Universidade de Coimbra - I

Hoje vamos até à alta de Coimbra, onde fica uma das mais prestigiadas institições da cidade: a Universidade de Coimbra que é uma das mais antigas Universidades da Europa.
Curiosamente a Universidade de Coimbra foi fundada… em Lisboa, corria o ano de 1290, tendo sido transferida definitivamente para Coimbra em 1537, depois de, durante estes dois séculos e meio, ter mudado várias vezes de Lisboa para Coimbra e vice-versa. Para esta última mudança, D. João III cedeu o Paço Real, onde a universidade se instalou.
Neste local já os romanos teriam edificado o pretorium o que já diz muito da importância estratégica e militar do local
Foi depois o local da Alcáçova árabe.
Com a conquista cristã veio a ser o Paço Afonsino, que o Rei D. Manuel reformaria profundamente, mandando também edificar a Capela de S. Miguel
O edifício apenas passou a pertencer à Universidade em 1597, durante o domínio filipino, data em que foi adquirido pela Universidade.
É depois disto que são construídas ao lado do Paço novas estruturas como a Biblioteca Joanina, a Torre e a Via Latina e a Porta Férrea que marca o local de entrada no espaço universitário.

4 comentários:

Moura disse...

A importância do rei D. Dinis e D. João III são por demais evidentes na história da Universidade de Coimbra. A homenagear estes reis temos as estátuas do D.Dinis, ao cimo das Escadas Monumentais, e a de D. João III, no pátio das escolas.
Os motivos que levaram às sucessivas deslocações entre Lisboa e Coimbra, entre 1290 e 1537, devem-se aos desacatos e ao estatuto altamente priviligiado que os estudantes tinham relativamente ao mais comum dos mortais!
E pensar que só hoje os estudantes provocam desacatos...!

Tozé Franco disse...

Obrigado pelo contributo.
Um abraço.

Anónimo disse...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»

Anónimo disse...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»