segunda-feira, 3 de julho de 2006

O Órgão de Santa Cruz

Resolvi que ainda não era chegada a altura de sair de Coimbra, por isso vos proponho hoje que entremos na Igreja de Santa Cruz, a fim de podermos observar um dos melhores órgãos de tubos do país.
O actual órgão, que podemos observar do lado esquerdo de quem entra, data do século XVIII, mais propriamente de 1724, ano em que foi concluído, depois de 5 anos de construção. Foi construído pelo mestre organeiro espanhol Manuel Benito Gomes Herrera e era, no seu tempo, um dos melhores da Europa. Note-se, no entanto, que antes deste, outros existiram no mesmo sítio, sendo que algumas das suas partes foram integradas no actual.
O actual órgão é composto por 4 órgãos diferentes, incluindo 3420 tubos.
A qualidade do seu som foi-se degradando com o tempo, encontrando-se, actualmente, a ser restaurado. Daí ser apenas visível uma parte da caixa.
Não há muitos anos ainda tocava e cheguei a participar em alguns Concertos em que se fez ouvir.
Uma peça ficou na memória de quem prtesenciou esse concertos, Jerusalém, que se tornou popular depois de uma interpretação feita por um famoso grupo dos anos 70: os Emerson, Lake and Palmer.
Já gora e só a título de curiosidade, nos séculos XV e XVI, S. Cruz de Coimbra deslumbrou a Europa pela qualidade da sua música, tendo compositores mundialmente famosos como D. Pedro de Cristo, que dá nome a um coro da cidade e D. Pedro da Esperança.
Há uns anos atrás, um grupo profissional inglês veio a Santa Cruz interpretar unicamente peças de D. Pedro de Cristo e o curioso é que muitas delas eram completamente desconhecidas em Portugal pois, quando foram compostas, destinavam-se, muitas vezes, a seram cantadas e tocadas apenas uma vez. Com a extinção das Ordens Religiosas (ver post sobre o Largo da Portagem), muitos dos livros da Biblioteca do Mosteiro, uma das melhores do país, acabaram no estrangeiro, daí o facto de serem peças desconhecidas em Portugal.
Até um dia destes e uma sugestão: ouçam o CD dos Melhores Coros da Região Centro e terão oportunidade de conhecer alguma dessa música.

2 comentários:

Anónimo disse...

Here are some links that I believe will be interested

Anónimo disse...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»