quinta-feira, 27 de julho de 2006

O Nome das Coisas - XVI (Ponte de Lima)

Saídos de Ponte da Barca, tomámos a estrada para Ponte de Lima, observando, pelo caminho, algumas belas casas senhoriais e também outras conhecidas como "casas dos brasileiros", muitos comuns nesta zona, devido à vaga de emigração ocorrida no século XIX. De todos os que partiam para o Brasil, alguns, poucos, voltavam ricos e faziam notar a sua presença com a construção de casas que se destacavam pela sua beleza, imponência e, quase sempre, por uma ou mais palmeiras nos jardins.

Cerca de 25 minutos depois, eis-nos em PONTE DE LIMA, município com uma área de 320,3 km2, cerca 44 609 habitantes e 51 freguesias, cujo feriado municipal se celebra em 20 de Setembro.
Uma via romana servindo um dos trajectos mais utilzados na Idade Média entre Portugal e a Galiza atravessava o Rio Lima nesta vila. Ponte do Lima era um ponto fulcral no eixo viário Norte-Sul e, por isso, cedo foi repovoada depois de reconquistada.
Recebeu foral em 1125 por D.Teresa.
A vila foi crescendo até que, em 1359, por iniciativa de D.Pedro se constrói a muralha com as suas nove torres, e seis portas.
É nesta vila, uma das mais bonitas de Portugal, que nos vamos deter nos próximos posts.

2 comentários:

Anónimo disse...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»

Anónimo disse...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»