quarta-feira, 5 de julho de 2006

O Nome das coisas - XIV (As Francesinhas)

Hoje tinha planeado continuar a falar da Universidade de Coimbra, no entanto, por motivos alheios à minha vontade, vi-me constrangido a dar uma pulada até à Invicta Cidade do Porto, a fim de falar das francesinhas. Qualquer coincidência com a realidade (jogo de futebol Portugal /França) é a mais pura das verdades.

Já que não os pudemos comer (ou não nos deixaram), vamos a elas e, por isso, aqui vai a história/receita das francesinhas (deve ler-se com pronúncia acentuada).
As francesinhas nasceram no Porto, “inventadas” na década de sessenta, por um emigrante regressado de França, que decidiu introduzir alguma inovação num prato tipicamente francês (croque-monsier), adicionando-lhe um molho bem ao sabor português.
Pode-se dizer que, além das tripas, o prato mais conhecido do Porto, as francesinhas fazem também já parte do imaginário tripeiro.
É hoje possível encontrá-las em qualquer restaurante da cidade e até já no regime de franchising (as primeiras são, quase sempre, melhores).

Aqui vai a receita:
Ingredientes:
Molho:
uma cerveja; um caldo de carne; duas folhas de louro; uma colher de sopa de margarina; um cálice de brandy ou vinho do porto; uma colher de sopa de farinha maizena; duas colheres de sopa de polpa de tomate; um dl de leite; piripiri.
Francesinha:
Duas fatias de pão de forma; fiambre; queijo; salsichas; linguiça e escalope de vitela.

Preparação:
Molho:
Dissolver bem a maizena com o leite e juntar os restantes ingredientes. Com a varinha mágica triturar, levar ao lume até ferver e engrossar um pouco, mexendo para não pegar no fundo.
Francesinha:
Fazer uma sandes com os ingredientes e cobrir com queijo. Colocar no centro de um prato e regar com o molho. Levar ao forno a gratinar

Bom apetite e, no próximo Sábado, palpita-me que vamos ter uma receita com salsichas.

7 comentários:

Moura disse...

Ainda bem que estas "francesinhas" são mais fáceis de comer...
Pelos vistos futebol e tradição andam de mãos dadas, que o digam os holandeses, os ingleses...e os portugueses também!
O melhor agora para digerir será mesmo ir ao Fórum Coimbra...comer um francesinha!

Tozé Franco disse...

Apesar de tudo temos que estar agradecidos por tudo de bom que nos fizeram "passar".
Espero que alguém já tenha dito ao Pacheco Pereira que perdemos.
Sábado há mais...

ManuelNeves disse...

Antes demais agradeço a paciência pela espera de um post no meu pobre PopulusRomanus, e as palavras tão simpáticas lá deixadas...

Voltámos à comidinha, não é verdade?
Pois é! Assim como é que emagreço?!

Quanto ao futebol, perdoe-me... sou adepto do Pacheco Pereira!

Um grande bem haja
Um Abraço também...

Anónimo disse...

Que aqui fique registada e sobrelevada uma singela palavra de apreço pela iniciativa da criação de um cibertopos onde, estrategicamente, se associam aos ingredientes adstritos ao cumprimento de uma das necessidades básicas do ser humano a não menos humana e distintiva vontade de mitigar a carência cultural que nos caracteriza.
Não poderei, no entanto, de manifestar o revés provocado em quem atentamente lê tão sábias palavras... a informação veiculada é rica, as imagens sugestivas, mas falta a concretização... aquele verdadeiro aroma que só no nosso espírito rescende não basta! A situação piora quando de nós sai, em resposta ao apelo instintivamente criado pelas descrições das iguarias, a necessidade de concretização do verdadeiro e físico exercício exalatório que despoleta nos pobres leitores mortais o humano instinto da degustação.
Simplificando a estratégia: marquemos a data para distrair os dentes e enganar o estômago (ou não) com tais acepipes!

Tozé Franco disse...

Bem me parecia que não tinhas ido comer a cabidela de leitão, pois além de enganarmos o estômago, bem que demos aos dentes.
Gostei da elevação da linguagem.
Um abraço.

Anónimo disse...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»

Anónimo disse...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»