terça-feira, 22 de agosto de 2006

O Nome das Coisas - XVIII (Viana do Castelo)

Ora cá estamos nós outra vez junto ao rio Lima (o tal rio Letes, que encontrámos em Ponte de Lima), só que desta vez junto à sua foz. Eis-nos chegados a Viana do Castelo.
Curiosamente este nome data do século XIX, pois o original era Viana da Foz do Lima, nome esse que lhe foi atribuído por D. Afonso III, o Bolonhês que, numa carta de 1265 a um morador da terra, escrevia: “Sabei que é uma das vilas do meu reino que muito amo, que lhe dei começo por mim e lhe quero dar cima em meu tempo.”
Porque mudou então o nome de Viana da Foz do Lima para Viana do Castelo?
Não parece haver grande lógica em chamar-se do Castelo porque quase todas as terras importantes tinham ou tiveram castelo.
Há contudo uma explicação política: Em 1847 Viana esteve cercada pelas tropas Patuleias (de Pata ao Léu). O cerco durou cerca de mês e meio e terminou com o comandante dos sitiados a ir entregar a chave do castelo à rainha D. Maria II, a Lisboa.
A rainha decidiu, então, premiar a lealdade dos habitantes de Viana com a elevação da vila a cidade e a consequente alteração do nome de Viana da Foz do Lima para Viana do Castelo.

2 comentários:

carlos ponte disse...

Benvindo Tozé!
Espero que tenha uma boa estadia.
Carlos Ponte

Tozé Franco disse...

Obrigado.