terça-feira, 18 de julho de 2006

Porto - IV (Castelo do Queijo)

O Castelo de S. Francisco de Xavier do Queijo é um pequeno forte costeiro de forma maciça, com a entrada rasgada em arco e rematada pelo escudo de armas de Portugal. Em tempos foi rodeado por um fosso e tinha um portão levadiço.
Segundo a tradição, no sítio onde foi edificado havia uma enorme pedra de forma arredondada, semelhante a um queijo. Por ter sido construído sobre tal rochedo, adveio-lhe o nome porque é popularmente conhecido – Castelo do Queijo.
A sua construção data da Guerra da Restauração (1661-1662), daí não ser de admirar que no interior encontremos um imagem de Nossa Senhora da Conceição, que D. João IV tornou Padroeira de Portugal, bem como uma de S. Francisco de Xavier, seu patrono.
O forte desempenhou papel de relevo na Guerra Civil entre liberais e absolutistas (século XIX), tendo sido bombardeado pelos primeiros.
Actualmente está à guarda da Associação de Comandos e pode ser visitado, tendo, no seu interior, uma exposição alusiva a esse corpo de tropas de elite, bem como um simpático bar e uma esplanada.

2 comentários:

Anónimo disse...

Here are some links that I believe will be interested

Anónimo disse...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»