sábado, 7 de abril de 2007

Petiscos portugueses




Para que não me acusem de ser iberista (tenho uma costela espanhola pois o meu avô paterno era espanhol, ou melhor, galego) aqui estão as provas de que se come muito bem em Portugal.
Reconheço que as fotografias não estão grande coisa, mas a impaciência para me lançar no pecado da gula era tanta que até me fez tremer a mão.

Passemos, então, às apresentações:

1ª fotografia - Arroz de Lingueirão de que já aqui falei em ( http://historiasesabores.blogspot.com/2006/11/cacela-velha.html ). É uma especialidade da casa Costa, em Fábrica, Cacela-a-Velha, mesmo junto à Ria Formosa.

2ª fotografia - Chocos à Costa. Uma especialidade. Fritos em azeite e dentes de alho inteiros com casca e tudo. Vão bem a acompnahr como Arroz de Lingueirão.

3ª fotografia - Sopa de Cação comida no Martinho da Arcada em Évora. Uma especialidade que vale a pena uma ida a Évora.

4º fotografia - Pezinhos de Coentrada, no mesmo restaurante. Uma maravilha para quem não se preocupa com colesterol.

5ª fotografia- Morgado de Amêndoa, embora a fotografia seja de uma anterior visita. De qualquer maneira continua bom e recomenda-se. Este foi comido no Costa, em Cacela-a-Velha

Em Évora comeu-se uma Encharcada, de que já aqui apresentámos a receita em: http://historiasesabores.blogspot.com/2006/05/vora-praa-do-giraldo.html)


Bom apetite.

14 comentários:

margarida disse...

Pézinhos de coentrada no restaurante "O Moinh" em Évora ´de comer e lamber os dedinhos.
E com o café um licor de poejos é um espectaculo.

Alda M. Maia disse...

Muito obrigada pela sua visita e votos de Santa Páscoa. Retribuo, sinceramente.
Quanto às suas apreciações, responder-lhe-ei no meu blogue
Ah! penso que nas nossas casas também se cozinha um cabritinho que é uma delícia!
Uma saudação amiga
Alda

Maria disse...

Tozé

Não saberia por onde começar, com todos estes pratos..
Das duas uma, ou só uma colherada de cada um, ou então cinco dias em Évora...
A última fotografia pareceu-me ser pão de rala, se calhar este doce conventual tm os dois nomes...
O morgado de amêndoa que eu conheço, do algarve, não é bem assim... provavelmente depende de quem os faz...
Muito apetitoso e "pecaminoso" numa altura de jejum... este teu post...

Boa Páscoa e um abraço

Anónimo disse...

Hummmm mas que apetitoso manjar. É caso para dizer que é difícil sair daqui :)
Uma Boa Páscoa repleta de vida e coisas boas.

Abraço

Anónimo disse...

Boa Pascoa , com muitas amendoas. obrigado pelos cumprimentos

Anónimo disse...

Passei para lhe desejar uma excelente Páscoa, com tudo de bom, e algum cuidado com as amêndoas..., porque o pestisco, esse é de "estalo"! Boa semana.

Fénix disse...

Feliz Páscoa.

Beijinhos.

Anónimo disse...

Boa Pácoa!

Citadino Kane disse...

Tozé,
Abandonei a blogosfera, sempre que tiver um tempinho farei comentários aqui.
Muito obrigado pela tua atenção e amizade.
Abraços,
Pedro

Antona disse...

Veo, que te gusta tambien la buena cocina.
Obrigado por tu visita
um abraÇo

cacharel disse...

Hummmmmmm... (Cresceu água na boca)

Eu escolheria para hoje os chocos... ;)

Tu tens aqui um cantinho de culinária. Já sei onde procurar quando não me ocrrer nada para o almoço ou jantar...:)))

Beijo doce*

a d´almeida nunes disse...

E eu que ando com a "mania" que não posso comer à vontade!...
Tenho conseguido resistir a grandes patuscadas mas as tentações são tantas!
Um abraço, Tozé

Al Cardoso disse...

Sempre a fazer-nos encher a boca de agua!

Pela minha casita e para nao fujir a tradicao, comeu-se ontem um cabritito assado, que tambem estava muito bom!

Um abraco do d'Algodres.

Moura disse...

Estes petiscos já me agradam bem mais...do que as tapas.
Uma das grandes experiências que tive foi comer arroz de lingueirão ao pequeno almoço. Que delícia, parecia ainda melhor que na véspera ao jantar!
Um abraço