sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Dicionário de Natal - letra F


F

FAVA - Planta da família das leguminosas subespontânea e cultivada em Portugal pelo valor nutritivo das suas sementes. (fava-cavalinha, fava de Holanda).
Origem da lenda da fava - Aquando do nascimento do menino Jesus começaram a chegar a Belém sábios, sacerdotes e magos. Vinham prestar homenagem ao anunciado redentor do mundo. Os magos não chegaram, todavia, a acordo sobre qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes ao menino. Resolveram então fazer um bolo contendo no interior, uma fava. O bolo seria repartido por todos, em partes iguais e aquele a quem saísse a fava teria a sorte de ofertar o seu presente antes dos outros (é a crença da fava como objecto benfazejo e signo da sorte).
A lenda não diz a quem saiu. Mas o facto correu de boca em boca e a partir daí, propagou-se o hábito de cozinhar um bolo com fava um dentro, sempre que fosse necessário resolver - pela sorte - qualquer divergência.


Quem fica com a fava no bolo-rei deve pagar o bolo no ano seguinte. Ou melhor, pagava porque agora a ASAE não deixa

- Assentimento da inteligência, motivado na autoridade alheia. Se esta autoridade é humana, a fé chama-se humana; se a autoridade é a do próprio Deus a fé é divina. Os Teólogos tomam a fé divina como acto e como hábito.

FELICIDADE - Qualidade do que é feliz; contentamento, satisfação e bem estar. (Felicidade do Natal).

FESTAS - S. f. festejo função, festividade. «Fazem todos muitas grandes festas a estes pagodes que digo, a que vão em romarias de muito longe.»


O Natal é a grande festa da família.

FÉRIAS - Dias de descanso e de festa (em latim diz-se feria). O Natal é tempo de férias.

FILHÓ - Bolo de massa e de farinha, ovos e outros ingredientes, que se frita em azeite e se passa depois por calda de açúcar, ou se envolve em açúcar e canela. Hoje, vulgarmente, é termo feminino.

FILHO DE DEUS- É o salvador, filho de David é Jesus. Chamado Emanuel, porque Emanuel quer dizer Filho de Deus.
- Nasceu em Belém ;
-Viveu em Nazaré ;
-Falava Hebraico / Aramaico;
-Quando cresceu, pregou a palavra de Deus.

FILMES DE NATAL - O Natal sempre inspirou muitos artistas e também o mundo do cinema EX.: Sozinho em casa, S.O.S. Fantasma, Scrooge, Contos de Natal, etc

FITAS - Material com que enfeita o pinheiro e a casa na quadra natalícia. Podem ser de cor dourada e prateada ou mesmo de outras cores.

FORMIGOS - Doce típico de Natal na região Trás -os - Montes
Tempo de preparação -15 minutos
Tempo de cozedura -15 minutos
Ingredientes :
500 g de açúcar;
8 fatias de pão de forma;
150 g de amêndoas;
100 g de corintos;
8 gemas;
2 cálices de vinho do Porto;
Leite e canela;
Leve ao lume o açúcar com 1/3 do seu peso em água até obter o ponto de pérola ( 34º Baumé a 108ºC ). Junte à calda de açúcar as fatias de pão de forma previamente embebidas em leite e escorridas. Leve ao lume durante 5 Mn. Adicione 50 g de amêndoas moídas e os corintos e leve novamente ao lume. Retire do calor e junte as gemas aromatizadas com o vinho do Porto. Leve novamente a lume brando, só para engrossar. Deite os formigos numa travessa e polvilhe-os com canela . Enfeite com as restantes amêndoas, cortadas em falhas e torradas .


E bom apetite!

FRIO - Dá uma sensação como a que produz o contacto ou a vizinhança de certos corpos, como gelo, a neve, e que se considera oposto ao antítese da que produz o fogo e que se diz quente.
O frio pode produzir sobre o organismo, perturbações gerais, que consistem nos resfriamentos e lesões locais as congelações.
Normalmente, aparece associado ao Natal por este ocorrer em Dezembro, mês de muito frio no hemisfério norte.

FRUTOS SECOS -
FRUTOS - São os frutos comestíveis.
SECOS - Que estão enxutos.
FRUTOS SECOS - São frutos comestíveis que se metem no bolo-rei, que é o Bolo que os Portugueses mais comem no Natal. Além do Bolo Rei são também utilizados nas famosas broinhas doces, que fazem parte da época Natalícia.

6 comentários:

aminhapele disse...

Festas Felizes!

Codinome Beija-Flor disse...

Não basta a maravilha deste seu dicionário, ainda tem essa música ao fundo:"Primeiro Beijo by Rui Veloso".

E para a letra "F" acrescento a FELICIDADE.

Abraços

Tozé Franco disse...

Olá A MInha Pele:
Boas Festas também para si e para os seus.
Um abraço.

Tozé Franco disse...

Beija-flor:
Rui Velosos é um dos meus cantautores favoritos.
Um abraço.

Al Cardoso disse...

Esta tudo muito bem, mas esse material que aparece na fotografia, dispenso-o bem.

Um abraco de amizade e de Boas Festas.

Tozé Franco disse...

Ora viva Caro Al:
Agora já vou comendo favas, não com chouriço, mas com carne de porco...
Um abraço.