segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Dicionário de Natal - letra B


B



BACALHAU - S. m. Peixe da família dos gadídeos com grandes qualidades alimentares, que é vulgarmente chamado «o fiel amigo». É uma tradição comer bacalhau com batatas cozidas, na ceia de Natal.

BADALADAS - Dar badaladas.


Badalo - peça metálica, suspensa por uma argola no interior do sino, para produzir sons.


As badaladas transmitem um som, produzido pelo badalo, através do sino, que ao longo dos tempos é característico das torres das igrejas.
É uma tradição que faz parte da cultura do povo e, que na noite de Natal, serve para atrair os fiéis à tão falada e usual Missa do Galo. Assim se celebra o nascimento de Jesus.

BALTAZAR - Segundo a tradição, chamava-se Baltazar a um dos reis Magos do Oriente que foram adorar o menino Jesus. Foi também o último rei da Babilónia ao ser tomada pelos Persas no reinado de Ciro. Baltazar ofereceu mirra ao menino Jesus.(ver Reis Magos)

BATATA - A batata é um tubérculo originário da América e daí trazido pelos marinheiros dos descobrimentos. No início a sua introdução na Europa foi feita para a alimentação de animais, mas, pouco a pouco, começou a ser usada na alimentação humana por causa das crises alimentares, substituindo a castanha até aí usada. Na época de Natal, come-se cozida, acompanhada de bacalhau.

BATATA-DOCE - Planta herbácea, cujas raízes tuberculosas são comestíveis e contêm reservas açucaradas. Variedade de batata (Ipomeo batatas, Lam.)também se pode chamar Jetica ou Jetuca. Pode ser consumida depois de cozida, em vapor de água, frita ou assada. É costume consumi-la na época de Natal, nomeadamente na feitoria de broínhas doces.

Belchior (Melchior) - personagem que, guiada por uma estrela, foi a Belém adorar Jesus e lhe ofereceu incenso. ( ver Reis Magos )

BELÉM - A palavra hebraica quer dizer casa do pão. Houve na Palestina duas cidades com este nome. Belém, cidade de David, situada a 9 km de Jerusalém, também chamada Belém de Judá e anteriormente Efrata. Quando os israelitas ocuparam a Palestina, foi lá estabelecer-se com a sua família Salma, filho de Hur e neto de Caleb; mas a povoação só começou a tornar-se célebre entre os judeus pela história de Rut e Booz e pela família de David (Livro de Rut ). Foi aí que David, no meio dos seus irmãos, recebeu a unção real das mãos de Samuel. Roboão cercou-a de muralhas, mas a cidade, quer pela sua situação, quer pelo número dos habitantes, não chegou a ser praça importante. Veio-lhe o maior renome de lá ter nascido o Messias, segundo os oráculos proféticos (Miqueias). É bem conhecida a narração evangélica. José e Maria, não tendo encontrado alojamento na cidade, recolheram-se a uma gruta que servia para estábulo de animais; nascido o menino Jesus, Maria depô-lo numa manjedoura e lá o foram adorar os pastores, a convite dos anjos. Acabaram naturalmente por encontrar uma casa, onde Jesus recebeu depois a homenagem dos magos do Oriente. A gruta da Natividade forma actualmente uma pequena cripta debaixo do coro duma igreja de cinco naves. Foi esta das primeiras basílicas construídas na Palestina por santa Helena é a única que se conservou através das invasões e guerras que ocasionaram a ruína de tantos santuários. Descreve minuciosamente os lugares santos de Belém o nosso Frei Pantaleão de Aveiro no Itinerário da Terra Santa.



BELHÓ - Espécie de bolo frito, feito de farinha com abóbora amassada e peneirada. Também se diz beilhó. ( palavra de origem incerta )
Receita : 500 gr. de abóbora
3 colheres de sopa de farinha
3 gemas de ovos
sal
raspa de limão
açúcar e canela
Como se faz : descasca-se uma abóbora e parte-se aos bocados, coze-se e deixa-
-se arrefecer. Depois junta-se a farinha, as gemas de ovo, o sal, a raspa de limão, o açúcar e a canela.
No fim fritam-se e está pronto a servir.

BEM - Aquilo que é bom, justo, proveitoso, agradavel: este castigo foi um bem para ele; tomou um remédio que lhe fez bem. Virtude (em oposição a mal); praticar o bem; fazer bem aos pobres "o bem e o mal "é um livro de Camilo"; o amor que o impede para o bem o belo e a verdade".

BENTA (ÁGUA) - É o nome que se dá à água benzida que normalmente se encontra nas igrejas.

BÍBLIA - É um conjunto de vários livros elaborados ao longo dos séculos, contendo relatos de acontecimentos da história do povo hebraico: leis, preceitos religiosos, cânticos e poemas, etc. A parte da Bíblia que se relaciona com a religião hebraica constitui o Antigo Testamento. Posteriormente no séc. Id.C., foram-lhe acrescentados vários textos relativos ao Cristianismo que constituem o Novo Testamento. Deste modo, a Bíblia é, simultaneamente, o livro sagrado do Judaísmo e do Cristianismo.

BOAS-FESTAS - Cumprimentos que se endereçam por ocasião das festas do ano. No Natal é costume mandar cartões ou postais de Boas-Festas.

BOLAS DE NATAL - Bolas de várias cores e tamanhos que são para enfeites de Natal.

BOLO INGLÊS
BOLO - Massa de farinha geralmente com açúcar e outros ingredientes.
INGLÊS - Da Inglaterra ; o natural da Inglaterra ; língua inglesa.
BOLO INGLÊS - é o bolo que os Ingleses comem no Natal.

RECEITA RECEITA RECEITA

AÇÚCAR ........ 125 gramas
MANTEIGA....... 125 gramas
FARINHA ......... 240 gramas
OVOS ............. 3 ovos
FERMENTO ...... 1 colher de chá
FRUTAS CRISTALIZADAS ....... 125 gramas


Bate-se o açúcar com a manteiga, juntam-se-lhe os ovos, um por um e bate-se bem .
Em estando bem ligado junta-se-lhe a farinha, o fermento e as frutas cristalizadas


Leva-se ao forno a cozer em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha.

BOLO-REI - Bolo típico português, que se fabrica especialmente na quadra natalícia ( do Natal ao dia de Reis ). Pode-se chamar, também, folar doce, pois, é ornamentado com frutas cristalizadas, frutos secos e flores de papel em forma de bóia de salvação.
Dentro dele, ocultos na massa ,vem um brinde embrulhado em papel vegetal e uma fava. A tradição conta que, a quem calhar esta última, fica obrigado a pagar o bolo - rei, nas próximas festas.

RECEITA:
Tempo de preparação: 40 minutos
Tempo de cozedura: 30 / 40 minutos

INGREDIENTES:
- 650 grs. de farinha
- 40 grs. de fermento de padeiro
- 150 grs. de manteiga ou margarina
- 150 grs. de açúcar
- 150 grs. de frutas cristalizadas
- 125 grs. de frutos secos
- 4 ovos
- 1/4 de limão
- 1/4 de laranja
- 1 dl. de rum ou licor
- Gema de ovo
- Amêndoas picadas
- Geleia

Coloque sobre a pedra da mesa 150 grs. de farinha. Abra uma cavidade e ponha dentro o fermento, desfeito em 1 dl. de água morna. Misture com a farinha e forme uma bola. Faça à superfície dois golpes em cruz e deixe a massa levedar durante 15 minutos.
Ponha a restante farinha (500 grs.) sobre a mesa, abra uma cavidade no meio e ponha dentro a margarina, o açúcar e as raspas das cascas do limão e da laranja. Trabalhe estes ingredientes até ficarem em creme. Junte os ovos, um a um e em seguida a massa com fermento. Amasse e, se a consistência da massa ficar demasiado dura, adicione um pouco de leite. Depois destes ingredientes bem amassados, junte o rum ou o licor e incorpore-o bem na massa. Misture as frutas, previamente picadas, e volte a amassar, formando uma bola. Ponha a massa dentro de uma tigela polvilhada com farinha, tape-a com um pano e deixe levedar durante 5 horas.


Corte a massa conforme o tamanho dos bolos que deseja fazer, forme bolas com os bocados de massa e abra um buraco no meio, em forma de círculo. Coloque os bolos em tabuleiros untados com manteiga e deixe levedar durante mais 1 hora, a uma temperatura de 25 a 30 graus centígrados. Pincele os bolos com gema de ovo e enfeite-os com frutas cristalizadas, amêndoas picadas e quadradinhos de açúcar. Leve-os a cozer em forno médio.
Depois dos bolos cozidos, pincele as frutas com geleia.

LENDA: Ver lenda da fava.

BOMBOM - O Bombom é utilizado no Natal para enfeitar as árvores. É uma guloseima de chocolate com ou sem recheio.

BOTAS - Calçado de couro que cobre o pé e a parte da perna. O Pai Natal tradicionalmente aparece de botas pretas e fato vermelho.

BORREGO - Carneiro com um 1 ano de idade. É um dos pratos tradicionais do natal.

BRINDES - Oferta, presente, dádiva, mimo, dom: "Estes eram os brindes, os brindes que o flamengo fazia à cidade ", vinho que se bebe á saúde de alguém: fez um brinde aos noivos.

Especialmente, desejar a prosperidade de alguma coisa, o triunfo de alguma causa, etc

É no bolo rei que se encontra(va) os brindes.

BROINHAS - As broínhas doces costumam ser feitas na altura do Natal. Há dois tipos de broínhas doces de batata e as de abóbora. A mais típica é a de abóbora.
Ingredientes - 500 g. de abóbora.
300 g. de farinha.
sal
250 g. de açúcar
1 c. de fermento em pó
frutas cristalizadas
Como se faz - Mete-se a abóbora dentro de um recipiente, junta-se a farinha , uma pitada de sal, o açucar,1 c. de fermento em pó e, por fim, as frutas cristalizadas. Deixamos levedar, de seguida vai ao forno e está pronto a comer.

BURRO - Mamífero da família dos equídeos (asininos). A forma típica parece ser o burro doméstico do sudoeste da Europa e do norte de africano. O burro era um dos animais que se encontrava na gruta, junto do Menino Jesus.

2 comentários:

Antona disse...

Curioso diccionario.Buena semana
Um abraÇo amigo

Codinome Beija-Flor disse...

Para a letra "B".
Colocaria também: "beijos", fraternal, fraternal, maternal, de amor, sejam eles do que for, mais que acompanhe a letra "A", cheios de "AMOR".
Abraços

** Seus idéia foi fantástica