terça-feira, 12 de setembro de 2006

Berlengas - III (O Farol)

Farol "Duque de Bragança"
Carreiro dos Cações
Farol "Duque de Bragança" visto do barco que nos leva às grutas

Construído em 1841, o Farol baptizado de "Duque de Bragança" tem cerca de 29 metros de altura e, num dia de boas condições atmosféricas, a sua luz é visível numa área até cerca de 50 km.
O Farol funciona com células fotoeléctricas utilizando a energia acumulada durante o dia através de vários painéis solares que se encontram junto à sua base ou, em ultimo recurso, de um gerador guardado numa das suas divisões. Inicialmente funcionava a petróleo.
No Farol estão sempre 2 faroleiros 24h por dia, 365 dias por ano, com turnos semanais.
Vale bem o esforço a subida até ao farol.
Pelo caminho é possível observar o carreiro dos Cações e, para quem gostar de caminhar mais um pouco, há sempre a possibilidade de seguir até ao Forte, tendo que descer mais de 200 degraus para lá chegar. Não se esqueçam que para voltarem têm de fazer o mesmo caminho em sentido inverso, isto é, têm que subir os mais de 200 degraus. No entanto, podem ter a certeza que vale a pena, pois a paisagem compensa.

2 comentários:

Léia disse...

Agradeço à visita e reforço o convite para que voltes sempre e deixe por lá tuas palavras.
Viajei por aqui, literalmente, pelas fotos maravilhosas que revelam recantos verdadeiros os quais ainda ei de conhecer.
" Se é certo que estamos neste mundo só de passagem, é fato que vim para vê-lo inteiro".
beijos!

bettips disse...

Caríssimo Tozé: mais uma pérola... Sim, claro que adorei encontrar-te e todos os cantinhos que nos mostras. Sabes que, mesmo conhecendo os sítios, os olhos captam ângulos, lugares, cores...sei lá, coisas diferentes. E do Porto, eu vi-as pelos teus olhos! Obg e continua com as tuas "histórias e sabores" cheias de poesia e cor.