segunda-feira, 11 de setembro de 2006

Berlengas II (A Reserva Natural)


O arquipélago das Berlengas é composto por 3 grupos de ilhéus: Berlenga Grande, e recifes adjacentes, Estelas e Farilhões ficando localizado a 5,7 milhas de distância do Cabo Carvoeiro.
A Berlenga Grande, tem cerca de 1500 metros de comprimento por 800 metros de largura e 85 metros de altura. A sua rocha de granito rosado é banhada por águas límpidas e transparentes que fazem lembrar as ilhas paradisíacas. As fotografias bem passavam por ter sido tiradas, por exemplo, em Ibiza.
A Berlenga é a maior e única onde se pode viver, tendo uma área de 78,8 hectares. Nela existe um pequeno núcleo urbano que é habitado durante uma parte do ano. Permanentemente apenas os faroleiros (dois) e, eventualmente, as famílias aí residem.
As influências climáticas atlânticas e mediterrânicas fazem com que tenham um clima que propícia a existência de uma fauna e flora que fazem dela um ecossistema único.
O grande perigo, neste momento, é a quantidade de turistas que afluem à ilha para aí passar um ou mais dias e que colocam em risco o equilíbrio do ecossistema.
Também o mar é rico em espécies, sendo possível, com um simples óculos de mergulho, a poucos metros da praia, observar salemas, taínhas, sargos, douradas, safias, chocos, serrões, estrelas do mar, etc, em grandes quantidades.
As águas são de uma transparência impressionante.
A Berlenga, as Estelas e os ilhéus adjacentes foram consideradas Reserva Natural da Berlenga em 03 de Setembro de 1981.
Garanto-vos qua vale bem a visita.

Sem comentários: