segunda-feira, 7 de maio de 2007

Praça Velha (Praça do Comércio)


A actual Praça do Comércio que, em tempos idos, se chamou praça de S. Bartolomeu (nome da Igreja situada num dos topos) ou simplesmente Praça é vulgarmente conhecida pelo nome de Praça Velha, pois aí funcionou, durante muito tempo, o mercado que abastecia a cidade. Com a construção do Mercado D. Pedro V (actual mercado) nos terrenos até aí ocupados pelos laranjais de Santa Cruz, a Praça do Comércio passou a ser popularmente conhecida como Praça Velha (por oposição à Praça Nova).
Ainda hoje se realizam aí a Feira das Cebolas e a das Antiguidades.
Hoje, ocupada por inúmeras esplanadas, tem, no centro, uma cópia do antigo Pelourinho de Coimbra.
Para ela convergem muitas das ruas onde, antigamente, desempenhavam as suas funções os mesteirais, facto esse ainda patente no nome de algumas ruas (Rua dos Sapateiros, por exemplo).
Num dos topos, junto à Igreja de São Bartolomeu ficava, quando eu era míudo, a casa das Mijadinhas famosa pelos seus pastéis de Santa Clara (dizia-se que era ali o único sítio onde eram feitos segundo a receita original) e pelos seus confeites que eram a perdição dos miúdos que andavam no Externato Feliciano de Castilho, propriedade da professora D. Alice a quem eu e outros da minha geração muito devem.
No topo oposto fica uma das igrejas mais antigas da cidade e que bem merece uma visita: a Igreja de Santiago de belo estilo românico.
Nas duas primeiras fotografias é visível essa Igreja (de S. Tiago) em duas épocas diferentes com assinaláveis alterações no edifício.
Na fotografia mais antiga são visíveis construções que adulteraram o edifício original e que ocupavam o espaço hoje preenchido com as escadas de S. Tiago a a parte superior do templo. Também a parte de trás da Igreja sofreu alterações pois a cabeceira da Igreja foi cortada para alargar a rua Visconde da Luz, antiga rua de Coruche.

12 comentários:

aminhapele disse...

Olá Tózé:
Uma dica que pode ser útil.
Já organizei dois eventos musicais na Igreja de Santiago.
É um dos melhores espaços acústicos de Coimbra.
Há um CD de grande êxito,com um grupo coral,que tem uma qualidade acima do normal,em que o espaço teve um papel fundamental.
Um abraço.

Anónimo disse...

Ei Tozé, você bem que poderia divulgar umas músicas desse cd, o que vc acha?

Mudanças do tempo...é o seu post.


um beijo.

Tozé Franco disse...

Caro aminhapela:
Conheço bem as características acústicas da Igreja de S. Tiago uma vez que já lá particiei em vários concertos corais e tive oportunidade de gravar lá dois temas, para um CD de homenagem ao Maestro Firmino do Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra e não só.
De qualquer forma tenho alguma curiosidade em saber que grupo e Cd são esses.

Cara Cris:
Se pudesse bem que divulgava aqui alguma desta música. Já enviei para o Brasil um CD dos melhores coros da Região Centro onde tambem está o meu com 4 temas corais.
Um abraço.

Nuno disse...

Em seguimento dos comentários anteriores, ocorreu-me dizer que há alguns anos atrás, duas bandas de dixieland (Astedixie Jazz Band e Dixie Gringos) fizeram um concerto nessa praça. A experiência foi bastante interessante e, no final, as duas bandas tocaram um tema juntas.

Brevemente (14 de Julho, provavelmente) haverá um concerto deste género, nesta mesma praça.

Um abraço,
Nuno.

Al Cardoso disse...

Lembro-me de ter entrado nessa Igreja quando andavam em obras la dentro, espero poder la voltar este ano.

Um abraco do Al d'Algodres.

a d´almeida nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
a d´almeida nunes disse...

Tem piada vermos as datas recentes inscritas nas fotos com referência a outras muito mais antigas!
É de muita importância mostrar aos presentes o aspecto dos lugares e monumentos reportados a outros tempos. Talvez que deste modo se dê algum contributo visível para incutir nas gerações mais jovens o gosto pela preservação do nosso património histórico/cultural.
Um grande abraço, Tozé
António

Anónimo disse...

Para o Brasil, onde?

Bjs.

Enfim... disse...

muito bonito :)

Bjokas

Tozé Franco disse...

Caro Nuno:
Espero que o concerto se concretize para ter mais uma oportunidade de vos ver tocar..

Caro Al:
Se precisar de um cicerone...

Caro Antóni:
Trata-se defotografias e postais antigos que eu vou fotografando, daí as datas. Eu bem sei quepodia apagar essa opção na máquina mas tem sido propositado.
Um abraço.

CaracCris:
Para Belem do Pára.
Um abraço.

Cara Enfim:
Obrigado.

Anónimo disse...

Para o Pedro Nelito?

Cristina Seabra Ferreira disse...

Amigo...estou rota pelo esforço de ir ver a minha piquena Marta safa :-(...acompanhaste a tua herdeira? Que estopada...obg pela "praça velha"- tens de me dizer como apago comentários porq me apareceu um por lá que não me interessa (demasiado calão associado)
jinhos
P.S. hoje estou pior das patas...não sei porquê...