sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Vila Real de Santo António



Antes de deixar o Algarve, deixo-vos a proposta de uma saltada a Vila Ral de Santo António. Por vontade de Sebastião José de Carvalho e Melo - o Marquês de Pombal - Vila Real de Santo António nasceu no ano de 1774, no século XVIII. O seu centro histórico distingue-se pelas ruas geometricamente perpendiculares e devidamente ordenadas que compõem o núcleo arquitectónico, donde ressalta à vista a antiga praça real - hoje Praça Marquês de Pombal - com o piso radiado, branco e preto e o Obelisco dedicado ao Rei D. José.
No Verão é possível comer um bom Dom Rodrigo numa das pastelarias que aí têm esplanada montada.
Destaca-se, ainda, no centro urbano, a sua igreja construída no século XVIII, da qual hoje pouco resta, pois a maior parte do que é hoje visível data do século XX.

Agora para os mais aventureiros aqui fica a receita do Dom Rodrigo.

Ingredientes:
350 gr. de fios de ovos
550 gr. de açucar
75 gr. de amêndoas, picadas
6 gemas de ovos
canela em pó
1 copo de água

Confecção:
Leve ao lume num tacho 300g de açucar coberto com água e deixe ferver, em lume brando, até obter uma calda em ponto de bola. Tire do lume, junte as amêndoas e deixe arrefecer um pouco. Junte as gemas de ovos e leve ao lume até que engrosse e deite um pouco de canela para aromatizar. Com o resto do açucar e um pouco de água prepare uma calda em ponto de fio. Numa frigideira deite uma colher de sopa esta calda e assim que começar a ferver junte 1/10 da porção de fios de ovos; sobre estes coloque 1/10 da porção anterior e enrole os fios de ovos, completamente, em volta deste preparado. Deixe alourar e repita a operação até esgotar os ingredientes.Corte uns quadrados de folha de aluminio com cerca de 12cm de lado e coloque no seu interior um dos doces, em seguida junte as pontas e torça.
Jám agora, bom apetite.

12 comentários:

greentea disse...

a minha mãe era de Vila Real de Santo António !

E sabia fazer Dom Rodrigos... a filha nunca fez porque são demasiado doces e nunca se dedicou a eles, mas nada que não seja capaz de experimentar!
Bom fim de semana

Chanesco disse...

Caro Tozé

Isto é que é uma coisa. Está uma pessoa uns dias sem aparecer, passa logo 3 ou 4 vezes por baixo da mesa.

Abraço aqui da raia e bom fim de semana.

Citadino Kane disse...

Querido Toze,
Um bom final de semana.

Al Cardoso disse...

Bem haja pela receita e pelas belas fotografias.

Um bom fim de semana.

bettips disse...

Como sempre, um gosto passar aqui! Ainda bem que vais passeando e contando, o que vês e sentes. Sempre sorrio quando vejo a tua foto, sentado nas "Furnas". Abç

Maria disse...

Caro Tozé,

D. Rodrigos, Morgados, docinhos de amêndoa, eu sei lá, aguardente de medronho (caseira!), tudo isto faz parte da nossa identidade, da nossa cultura.

E como se costuma dizer, fará mal, mas sabe tão bem...
Bom fim de semana

foreveryoung disse...

Tenho de ir lá fazer uma visita!
Bjs

Moura disse...

Tenho um trauma com esse doce...gerado em Odeceixe!! Numa famosa jogatana de sueca no qual que perdia pagava um Dom Rodrigo a quem ganhava...e eu sem saber jogar...passei a noite a pagar e a ver comer!!!!!!!

Tozé Franco disse...

E eu a jogar contigo. Poix poix. E eles a comerem Dons Rodrigos de borla.
Um abraço

Rosario Andrade disse...

Bom dia Tozé!
Vim agradecer e retribuir a visita ao I&I.
Absolutamente delicioso este teu canto! Fez-me crescer água na boca ao lembrar-me da doçaria portuguesa! Eu que nem aprecio muito a coisa... mas estar longe é assim mesmo. Tem-se saudades até daquilo que normalmente nao se gosta...
Volto sempre para saborar...
Bjicos anchos

Anónimo disse...

Boa semana, são os meus desejos daqui do Alto Minho, "perdido" que estou numa serra a descansar, enquanto chove intensamente, por isso descanso intesamente... Estou a passar uns dias de férias e tenho, nesta localidade, alguma dificuldade de acesso à Internet, por isso a visita é breve.

Chicken Recipes disse...

We are Present you Recipes style of Andhra.
Just click to share.