quarta-feira, 28 de junho de 2006

Torre de Santa Cruz


Trago-vos hoje uma fotografia bem antiga (a primeira) onde é visível o Claustro da Manga, ainda completamente rodeado pelas dependências do Mosteiro de Santa Cruz.
Ao fundo é visível a antiga Torre de Santa Cruz de estilo barroco. Como facilmente se constata a Igreja de Santa Cruz não tem sinos, tendo sido essa função desempenhada por esta torre, que se situava no local onde hoje encontramos as Escadas de Montarroio (foto de baixo), construídas em 1986, tendo, ao centro, uma fonte que, em tempos, foi conhecida como Fonte dos Judeus e que originalmente estava situada na parte de cima da actual Praça do Peixe do Mercado D. Pedro V.
Na primeira fotografia é ainda visível do lado esquerdo da torre, o edifício onde está instalada a PSP e que era nem mais nem menos que o antigo Celeiro do Mosteiro, enquanto do lado direito (actual Escola Jaime Cortesão) ficava a Enfermaria.
Para terminar duas curiosidade:
1ª A torre entrou em ruínas tendo caído ,ou melhor dizendo tendo sido deitada abaixo, em 3 de Janeiro de 1935, com a colaboração dos bombeiros que, para isso, injectaram água nos seus alicerces.
2ª Montarroio deve a sua designação ao facto de os seus terrenos serem argilosos e calcários (Monte Rubium - monte amarelo - designação que aparece e documentos do século XI)
Já agora, se quiser ver uma reprodução da torre tem sempre a possibilidade de o fazer no Portugal dos Pequeninos e, se a hora da refeição se aproximar, sempre pode ir ao Casino da Urca onde, ainda recentemente, foi feita a recriação de uma Taberna Medieval.

Sem comentários: