Portagem
Obras na Portagem devido à construção da Ponte de Santa Clara. Do lado direito da estátua vê-se a ponte de ferro
Obras vistas do lado contrário
A linha de comboio teve de ser subida devido à Ponte de Santa Clara estar a uma cota mais alta.
Obras vistas do lado contrário
A linha de comboio teve de ser subida devido à Ponte de Santa Clara estar a uma cota mais alta.
Pouco tempo antes da inauguração da ponteLargo da Portagem quase sem trânsito
Ainda se passeava no meio da rua. O carro que se vê funcionava a gasogénio
Comboio a carvão a passar pela Portagem. Repare-se na lavadeira que ia para o rio.
Automotora Allan a passar na Portagem. Ainda hoje, são elas que fazem a ligação à Lousã.
Carros de bois na Portagem.
Ainda se passeava no meio da rua. O carro que se vê funcionava a gasogénio
Comboio a carvão a passar pela Portagem. Repare-se na lavadeira que ia para o rio.
Automotora Allan a passar na Portagem. Ainda hoje, são elas que fazem a ligação à Lousã.
Carros de bois na Portagem.
Voltamos hoje a este largo para visonarmos algums das fotografias onde são visíveis as obra que sofreu aquando da inauguração da Ponte de Santa Clara. Desde logo porque esta, por estar a uma cota mais alta, implicou uma subida do referido largo.
Neste largo que havia tido outros nomes como já aqui vimos, existiu o Pelourinho de Coimbra que para aqui tinha vindo da chamada Praça Velha e que foi retirado em 1836. Hoje apenas existe uma réplica na referida Praça Velha.
Algumas curiosidades:
- apesar do pouco trânsito a zona destinada aos automóveis é superior à actual;
- a linha de comboio que atravessava o largo (e ainda hoje atravessa) e onde passavam vários comboios por dia. O comboio para a Lousã apanhava-se na Estação Nova e não na Estação (apeadeiro) do Parque;
- a existência de várias linhas de eléctrico;
- a existência de carros a gasogénio, apesar da Guerra Mundial já ter terminado, o que mostra as dificuldades que ainda existiam no abastecimento de gasolina. Estes carros trabalhavam a gás produzido pela combustão do carvão. Daí aquela espécie de mala suplementar atrás que é visível na fotrografia.
15 comentários:
Adoro ver estas fotografias...é giro pensar como era Coimbra...
Abraço e bom regresso ao trabalho se é que alguma vez se deixa!!!
Aqui está a prova!
Sempre desconfiei que a "tasca" tinha ligação directa ao Banco de Portugal!
Um abraço.
OLÁ Color!
O trabalho ao regresso está aa ser complicado porque estou doente.
vamos ver como isto evolui.
Um abraço.
Caro Aminhapele:
Se o tasco tinha ligação com o Banco, nunca dei por ela. Infelizmente. quemsabe se não chegava a governador...
Um abraço.
Melhoras rápidas,Tozé!
Um abraço.
´As melhoras!!!
Ps: somos dois eu tb estou em casa!Parece que o carnaval fez mal a mt gente!!!LOL
As "meninas" do Pitanga pedem a opinião dos "meninos".
abraços
Se eu fechar os olhos posso ver o Largo da Portagem na Primavera.
abraços
Sendo Coimbra a minha 2ª cidade,adorei saber estes pormenores.
Beijinhos e bom fds
Caros Aminhapele e Color;
Obrigado
A recuperação está difícil.Um abraço.
Olá Pitanga.
É bom fecharos olhos e visualizarmos aquilo de que gostamos...
Um abraço.
Olá Gata Verde:
Comibra está cheia de pormenores desconhecidos.
Um abraço.
Esta reportagem tão bem ilustrada é realmente um prazer de ler e ver.
Bjs
TD
Obrigado Teresa pelas palavras tão simpáticas.
Um abraço.
Caro Tozé Franco,
Não imaginas a minha satisfação ao ler o teu post.
Bom... se já acho surpreendente, interessante, ver como eram há uns anos atrás os locais por onde passamos actualmente, todos os dias, mais surpreendente é para mim ve-lo com o caso concreto da cidade de Coimbra, pela qual me tenho apaixonado desde 1997.
Adorei ler este post, tão bem complementado com estas fotografias.
Obrigado por isso!
Um abraço
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