domingo, 12 de dezembro de 2010

Um dia, todas as escolas serão assim.

Mal vai um povo quando esquece/não conhece a sua história. Diz-se que é um povo sem futuro.
A ser assim, e eu acredito que seja, há quem queira apagar parte da história da educação em Portugal, ao estrangular os Colégios com Contrato de Associação.
A factura vai aparecer daqui a uns anos, só que, nessa altura, quem agora nos (des)governa já bateu com a porta ou foi empurrado borda fora (o mais provável).
Por agora, vamos assistindo a uma campanha de desinformação feita, muitas vezes, por outros professores, a quem eventualmente "roubamos" os alunos, mas que não se questionam sobre os motivos que levam muitos pais a optarem por este tipo de escolas (publicas com gestão privada).
Se há coisa que me irrita, é darem roda de parvos aos pais que escolhem o nosso projecto, chegando a afirmar que são maus pais e pensarem que, do alto da sua sapiência, têm sempre a opinião certa e a razão do seu lado.
A paciência começa a esgotar-se, ao ouvir os ataques e insultos feitos aos profissionais deste sector de ensino, por quem, até pelas funções que desempenha, devia ter outro cuidado com o que afirma.
P.S.: Embora não seja especialista em História da Arte, convido-vos, com toda a educação, a apreciar o video dos Hold Your Horses (do lado direito).

2 comentários:

Nelson Matias disse...

Enquanto o discurso das generalidades, das pressões, dos medos e das distorções não for substituído pela racionalidade analítica, pela objectividade e pelo reconhecimento, não chegaremos a lado nenhum. Centremo-nos no essencial, nos nossos alunos e continuemos a partilhar o que somos e o pouco que sabemos para que o amanhã seja bem melhor!
NM

Al Cardoso disse...

Quando na decada de setenta acabaram com as Escolas Industriais e Comerciais, pensavam que todos podiam ser Doutores e Engenheiros, e que nao eram mais necessarios, electicistas soldadores, carpinteiros, etc etc. Viran que foi um erro, e mais tarde foram criadas as Escolas Proficionais, so que entretanto perdemos muito tempo.
Tambem se haveram de dar conta do erro que fazem agora, mas como o amigo diz, ja esta cambada de "xoxialistas" nao estara em posicao de decisao, entretanto o pais vai ficando mais pobre, mais desigual e muito mais triste!

Um grande abraco e as melhores "Boas Festas possiveis!