sábado, 28 de junho de 2008

25.º Aniversário de Curso

Estou "velho"... ou melhor, velhos são os trapos.

No outro dia, chegou-me, por correio electrónico, um convite para um passeio pedestre e um almoço, como forma de comemoração dos 25 anos do Curso de História (1979-83) da Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra.
Tudo isto foi um pretexto para nos encontrarmos. Houve quem viesse da Madeira, de Beja, de Bragança, alguns (a maioria) que eu não via há... 25 anos. Ao todo éramos mais de 40.
Estamos diferentes, todos mais "fortemente" elegantes, mais brancos, alguns com filhos ainda muito novos.
Foi uma festa.
Lembrar episódios dos tempos dos bancos da Faculdade, tentar descortinar as caras que conhecíamos e que hoje estão diferentes, lembrar os que já partiram...
Começámos na Aveleira com uma visita aos moinhos, continuámos com uma chanfana em Lorvão, seguida de um café com os inevitáveis pastéis da terra (e não só) e uma visita ao Mosteiro.
Espero que não seja preciso esperar pelos 50 anos de curso para nos voltarmos a encontrar.

domingo, 22 de junho de 2008

Como os tempos mudam...


Não resisto a partilhar convosco um e-mail que recebi sobre a mudança dos tempos... As fotografias do Arco de Almedina são só para disfarçar...

Situação: O Pedro está a pensar ir até ao monte depois das aulas. Assim que entra na escola, mostra uma navalha ao João, com a qual espera poder fazer uma fisga.
Ano 1978: O presidente do Conselho Executivo da escola vê, pergunta-lhe onde se vendem, mostra-lhe a sua, que é mais antiga, mas que também é boa.
Ano 2008: A escola é encerrada, chamam a Polícia Judiciária e levam o Pedro para um reformatório. A SIC e a TVI apresentam os noticiários a partir da portaria da escola.

Situação: O Carlos e o Quim trocam uns socos no fim das aulas.
Ano 1978: Os companheiros animam a luta e o Carlos ganha. No final, acabam por ir juntos jogar matrecos.
Ano 2008: A escola é encerrada. A SIC proclama o mês anti-violência escolar, o noticiário das oito faz a abertura dedicada ao tema e a TVI insiste em colocar a Moura-Guedes à porta da escola a apresentar o Jornal das 8, mesmo debaixo de chuva.

Situação: O Jaime não pára quieto nas aulas, interrompe e incomoda os colegas.
Ano 1978: Mandam o Jaime ir falar com o Director e este dá-lhe uma reprimenda de todo o tamanho. O Jaime volta à aula, senta-se em silêncio e não interrompe mais.
Ano 2008: Administram ao Jaime umas valentes doses de Ritalina. O Jaime parece um zombie. A escola recebe uma série de professores do ensino especial e de apoio para tratar do caso.

Situação: O Luís parte o vidro dum carro do bairro dele. O pai prega-lhe uns valentes sopapos.
Ano 1978: O Luís tem mais cuidado da próxima vez. Cresce normalmente, vai à Universidade e converte-se num homem de negócios bem sucedido.
Ano 2008: Prendem o pai do Luís por maus tratos a menores. Sem a figura paterna, o Luís junta-se a um gang de rua. Os psicólogos convencem a sua irmã que o pai abusava dela e metem-no na cadeia para sempre. A mãe do Luís começa a namorar com o psicólogo. O programa da Fátima Lopes mantém durante meses o caso em estudo, bem como o Você na TV do Manuel Luís Goucha.

Situação: O Zézinho cai enquanto praticava atletismo e arranha um joelho. A sua professora Maria encontra-o sentado na berma da pista a chorar. Maria abraça-o para o consolar.
Ano 1978: Passado pouco tempo, o Zézinho sente-se melhor e continua a correr.
Ano 2008: A Maria é acusada de perversão de menores e vai para o desemprego. Confronta-se com 3 anos de prisão. O Zézinho passa 5 anos de terapia em terapia. Os seus pais processam a escola por negligência e a Maria por trauma emocional, ganhando ambos os processos. Maria, no desemprego e cheia de dívidas, suicida-se atirando-se de um prédio. Ao aterrar, cai em cima de um carro, mas antes ainda parte, com o corpo, uma varanda. O dono do carro e do apartamento processam os familiares da Maria por destruição de propriedade. Ganham. A SIC e a TVI produzem um filme baseado neste caso.

Situação: Disciplina escolar.
Ano 1978: Fazias uma asneira na sala de aula. O professor espetava-te duas palmadas. Ao chegar a casa o teu pai dava-te mais duas porque "alguma deves ter feito"
Ano 2008: Fazes uma asneira. O professor pede-te desculpa. O teu pai pede-te desculpa e compra-te uma Playstation 3.

Assim vão os tempos...

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Visitas de Estudo






Ontem e hoje, dias 18 e 19, foram dias de visita de estudo.
Ontem, não pude ir, pois os meus alunos do 12.º ano tinham exame nacional e acabei por ficar para falar com eles, no fim, o que acabei por não fazer pessoalmente, pois recebemos, no Colégio, a visita de cerca de 180 alunos das EB1 (antigas primárias) da zona, que nos foram visitar e participar numa festa do desporto. Foi uma alegria tantos alunos juntos. Houve actividades desportivas, fabrico de Flubbers, visita à Quinta Biológica e um lanche.
Quantos à visita de estudo, tudo correu bem.
Os do 6.º ano foram para o Porto (Museu do Carro Eléctrico, em Massarelos e viagem, até ao Passeio Alegre, em electrico e, de tarde, Parque Biológico de Gaia) e os do 5.º para Lisboa (Museu de Marinha, Mosteiro dos Jerónimos e Teatro Armando Cortez, onde foram ver o Barbeiro de Sevilha).
Como não pude ir com o 2.º ciclo, voluntariei-me para ir com os alunos do 3.º ciclo.
Começámos pela Batalha, onde orientei a visita a um grupo de cerca de 30 alunos (muitos da minha ex-direcção de turma) e seguimos depois para Lisboa, para ver o Barbeiro de Sevilha, levado à cena pelo TIL (Teatro Infantil de Lisboa), onde nos juntámos aos alunos do 8.º ano que tinham ido, de manhã, às grutas de Mira D'Aire.
O espectáculo valeu a pena e oa alunos gostaram. A encenação é boa, os cenários bem feitos, a interacção com o público bem conseguida. Pena algumas vozes que mereciam outro cuidado. Apesar disso, a nota é claramente positiva. Assim se educam espectadores para o teatro e para a música clássica.
Pena é que para ver estes espectáculos, quase sempre, tenhamos que ir a Lisboa.
Regressados a casa, lá esmoreceu o ânimo à conta dos nossos amigos germânicos.
O que vale é que, p'ro ano, há mais.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Eu estive lá...

Ah pois é!...
Sem sombra de dúvida, valeu a pena sair da cama às 3 horas da manhã, deitar-me às 2.30 do dia seguinte e, às 8.30, já estar pronto para dar uma aula de apoio aos meus alunos do 12.º ano de História.
Valeu pelo jogo, pelo resultado, pela cidade (que já conhecia), pelo almoço (no Café de Paris, 26, rue de Mont-Blanc, Geneva), pela companhia e pela alegria que nos era transmitida pelos nossos compatriotas que vivem na Suiça.
O único senão foi a (des)organização Suiça. Já tinha estado em muitos aeroportos, mas nunca havia assistido a cenas como a que vi na zona de embarque: centenas de pessoas a atropelarem-se umas às outras para entrar na zona de embarque, cartões de embarque com as horas erradas, etc.
Enfim, cá chegámos são e salvos. E isso é que interessa.

domingo, 8 de junho de 2008

Foi bonita a Festa, pá! (3)

O CEF na montagem da Festa. 5*****

O Torneio de Xadrez
O artesanato

O artesanato do Sr. João

A Feira (panorâmica parcial)
O Slide (eu próprio)
Termino, hoje, a postagem sobre a Festa da Família.
Das muitas centenas de fotografias, escolhi estas, mas bem que poderiam ter sido outras.
A todos os que tornaram esta festa possível o meu muito obrigado.
Bem hajam


terça-feira, 3 de junho de 2008

Foi bonita a Festa, pá (2)

Aqui vos deixo algumas fotografias da Festa da Família.
Acreditem que foi tudo feito com prata da casa, com antigos alunos e alguns amigos.

A noite de fados

Feira: animação de rua

Espectáculo de Solidariedade: Banda Eve
Espectáculo de Solidadariedade: Pe. João Paulo Vaz
Espectáculo de Solidariedade: Grupo de Dança
Espectáculo de Solidariedade: Assistência
Torneio de Voleibol (havia mais jogos no Pavilhão)
Final do Clube dos Talentos: a Haka
Clube dos Talentos: Chico Fininho e coro

Clube dos Talentos: a assistência

O Arraial: A nossa Tina Turner

A Ilha

No próximo post colocarei mais algumas imagens.

domingo, 1 de junho de 2008

Foi bonita a Festa, pá!

Os "Ai que vida"
A Banda Eve
O Pe. João Paulo Vaz
A Turma do 9.º D e a participação de Chico Fininho
O 6.ºB
A "nossa" Tina Turner
O final de Sábado à noite
Hoje, lembrei-me de Tanto Mar de Chico Buarque. A música começa com o verso que usei para título deste post.
No momento em que escrevo este texto, a Festa ja terminou, com a entrega dos prémios relativos ao Torneio de Andebol.
Foram três dias em cheio.
Sexta-feira, com a noite de fados e um destaque muito especial para os "Ai que vida" que nos mantiveram na sala de teatro, até depois da 1 da manhã. Uma referência especial para os antigos alunos que, estando agora na Escola de Hotelaria, fizeram questão de garantir o serviço de mesa. Há laços que nunca se perdem.
No Sábado aconteceu de tudo: paintball, slide, rapel, espectáculos variados, comes e bebes, artesanato, concurso de pesca, final do Clube dos Talentos, arraial popular, porco no espeto, etc, etc, etc. Partciparam nas actividades centenas de pessoas, entre alunos, familiares, amigos, funcionários docentes e não docentes, alunos de outras escolas, etc. A todos, o meu muito obrigado pela alegria que transmitiram à festa. Todos contribuiram para fazer desta a melhor Festa da Famíla, e acreditem que já houve mais de trinta!
No Domingo, tiveram lugar o Torneio de Andebol e a Eucaristia da Festa da Família onde decorreu a entrega dos diplomas dos alunos que se distinguiram nas várias vertentes da vida escolar: Área de Projecto, Companheirismo, Expressão Escrita, Música, Educação Visual e Tecnólgica, Desporto e Pastoral.
Não posso acabar sem deixar uma palavra de apreço muito especial para todos os que tornaram isto possível, distinguindo, de uma maneira muito especial, o Staff: Ana Cristina, Ana Vicente, Maria João, Miguel Robalo, João Xavier e Sérgio Carvalho.
Bem hajam por terem tornado esta Festa possível.
PS: As fotografias foram tiradas com o meu telemóvel. Um dia desta semana posto aqui uma reportagem fotográfica a sério.