Edifíco sede da Caixa Geral de Depósitos
No ponto de encontro da rua da Sofia com a Olímpio Nicolau Fernandes desde há muito (para mim desde sempre!) nos habituámos a ver o edifício da Sede da Caixa Geral de Depósitos, de Coimbra.
Este edifício, no entanto, data de 1948, tendo para aí transitado a referida instituição bancária que, até essa data, estava instalada na Praça Velha.
Antes do edífício que conhecemos, num estilo tão típico da arquitectura do Estado Novo, existia aí um outro onde estava instalada a Sociedade de Defesa e Propaganda de Coimbra que tinha como objectivo a defesa do património paisagístico, cultural e arquitectónico da cidade. (placa visível do lado esquerdo de edifício)
Também nesse prédio funcionava a delegação da União Nacional (placa do lado direito), que, como sabemos, foi fundada por Salazar em 1930 e levou à proibição de todos os outros partidos políticos, instituindo em Portugal um regime de Partido Único.
Alguns, com toda a certeza mais esquecidos, teimam em querer reabilitar essa personagem da nossa História.
12 comentários:
Lindas fotografias....parabéns!!!
Abraços mil diretamente do meu Cotidiano.
Caro Tozé
Não passei muito tempo em Coimbra, mesmo enquanto estudante-trabalhador-sebenteiro, mas aprecio tudo quanto o meu amigo tem vindo a reportar aqui neste seu/nosso blogue.
Um trabalho de recolha muito interessante. Há que aproveitá-lo, talvez publicando um livro, quem sabe?
No "dispersamente" também lá meti uma colherada no que respeita à Universidade Velha e fiz uma referência à minha passagem pela Faculdade de Economia, sob a inspiração do seu post.
Um grande abraço
António
Olá Lia e Sílvio.
Obrigado pela visita e pelo comentário.~
Vou passar pelo vosso espaço.
Um abraço.
Olá António.
Acabei agora de ler e comentar o seu post sobre a sua passagem por Coimbra.
Um abraço.
Só mesmo o trinar da guitarra de Carlos Paredes para adoçar este post sobre a Caixa Geral de Depósitos...Grande escolha, amigo Tozé!
Um abraço
Obrigada pela visita!
Como vês, no meu blog há uma foto da minha cidade, Guaxupé! Há muitos casarões em torno da Catedral e umas outras espalhadas pela cidade que muito me lembram a sua terra! Afinal,somos filhos de Portugal! E o masi surpreendente, tenho até "Portugal" como sobrenome! (risos!)
Beijos!
Lorene Portugal Rios da Costa
Mais uma história com excelente sabor. Parabéns.
Ora viva João.
Também gosto muito de Carlos Paredes.
Um abraço.
Olá Lorêny.
Espero que seja a 1.ª de muitas visitas.
Um abraço.
Ola L&e.
Também no vosso canto tenho lido excelentes histórias.
Um abraço.
Obrigado pela partilha.
Esta,eu desconhecia completamente.
Um abraço.
Olá Aminhapele.
Há sempre um Portugal desconhecido...
Um abraço.
Enviar um comentário