Cortejos
Centenário da Sebenta (Praça 8 de Maio)Enterro do Grau
Dois dos cortejos mais curiosos ocorridos em Coimbra tiveram lugar em 1899 (Enterro da Sebenta) e em 1905 (Enterro do Grau).Em 1899 começava a alicercar~se o que viria a ser o Cortejo da Queima das Fitas. Comemorava-se o centenário da Sebenta, essa instituição universitária, surgindo, no Cortejo, já críticas não só à Universidade, mas também à sociedade em geral.
Em 1905 a situção era outra, pois uma reforma universitária extinguira o grau de Bacharel, mantendo o de Licenciado e o de Doutor. Daí o enterro do Grau.
Não sei se com Bolonha não se podia fazer o enterro de qualquer coisa, nem que fosse do país, pois com o rumo que isto leva, outro destino não deve restar.
Só falta saber quem pagará ao cangalheiro depois do enterro pois, se for o Estado a fazê-lo, acho que o cangalheiro vai ter muito que esperar....
14 comentários:
Penso que tens razão! Deveria fazer-se o enterro de algo! Talvez das maternidades que estão a fechar em favor dos partos nas ambulâncias; Talvez dos centros de saude que estão a fechar em favor dos milhares de KM que os carros do INEM têm que percorrer para chegarem às ambulâncias e virem depois à frente a apitar já com o paciente cadaver por falta de assistência; Talvez o enterro das centenas de escolas que estão a fechar; etc,etc, etc, etc...
O problema é mesmo os "coitados" dos cangalheiros que acabariam por falir por falta de pagamento por parte do Estado :)Mais enterros, desta feita dos cangalheiros:) É uma festa pegada!
Agora lindo,lindo... é o estádio de Futebol que foi construido na Palestina para 6000 espectadores, com piso sintético e totalmente moderno (aprovado pela Fifa), pago por quem? Adivinha!!! Claro está, pago por Portugal!(ver mail que te enviei). É lindo. Não há dúvidas que nós portugueses temos geitinho é mesmo para fazer estádios :)
"Cais" crise "cais" quê!!!!
Abraço
Batutaman :)
Uma postagem séria também pode ser divertida!
Com o Joe Coker em fundo e a falar de enterros,o "afilhado" Carlos está a esfregar as mãos de contente...
E Bolonha?
É muito longe?
..."pois se for o Estado nao vai ter dinheiro!!!"
Comparto a sua opiniao!
Um abraco beirao.
Com o Bolonha podíamos fazer o enterro do trabalho todos que os que se licenciaram até agora fizeram.. Afinal, vou fazer um mestrado e, com sorte, apanho colegas que estão a fazer agora a licenciatura...
A isto se chama justiça à Portuguesa...
Querido amigo
Obrigada por mais esta incursãozinha nas origens das tradições académicas cá da Lusa Atenas :-). A propósito de Bolonha, estive a actualizar o meu CV (que acho que ninguém tem paciência de ler na íntegra) e fiquei a pensar se me serviu de alguma coisa licenciar-me na FCTUC com "bom com distinção" - e confesso que o único estímulo que tenho em acabar o mestrado é o facto de ficar com mais "graduação" que os futuros licenciados...é pá, eu sei que "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades" mas doi, não doi? Entretanto se alguém quiser epreitar o meu canto e gostarem de futebol- deliciem-se com as bonitas memórias da selecção das Quinas- a de 2006! Ah,e é verdade que somos pobrezinhos, mas soube (li o discurso no site da White House!) que o nosso José Sócrates é muito amigo do George :-) Bush-o nosso PM andou a fazer jogging lá nos jardins da Casa Branca e tudo (a mim não me deixaram entrar!;-)- quem sabe não poderíamos pedir uma mãozinha ao Tio sam...? Ai vida, tanta cabecinha desperdiçada e tanto $ mal distribuído...
Beijinhos e bom fim de semana!
O pior é se o defunto, face à recusa do cangalheiro em fazer o funeral por não havier dinheirinho à vista, tem de ser enterrado na vala comum.
Abraço raiano
Interessante essa informação, Tozé.
Beijinhos.
A música está ótima, como sempre.
:)Muito bem escrito sobretudo a ironia.
xi ja ha mt k ca n vinha, isto ta diferente hehe =)
sim se for o estado coitadinho do cangalheiro!! lool
boa semanita.
Nem me fale nessas malfadadas sebentas, que eu cinheci nos anos 80. Bem as lia de fio a pavio. Como não ia às aulas, quando chegava às frequências, era sempre tramado.
Mas foram dois anos ricos como experiência de vida!
Um abraço
António
Boas! Cheguei aqui pela primeira vez e deparo-me com um blog muito interessante, com muitas histórias e boas reportagens.
Certamente voltarei com mais tempo para aprofundar.
Saudações!
O que eu adorava os cortejos académicos! Entõa a minha turma era de loucos!! Cada carros que nós fazíamos que era uma coisa louca...
Eu adorava percorrer a cidade toda com toda Viseu a olhar para nós...
Ai saudade...
Fica bem
A Queima das Fitas é o cortejo dos quartanistas...Com Bolonha, os quartanistas passam a ser "caloiros" no mestrado. Ainda não se sabe o que vai acontecer a esta tradição coimbrã... Temo.
O bom da Queima das Fitas é que a partir deste ano toda a gente vai em carros e entao sobra mais cerveja.O futuro assusta-me com o rumo que as coisas estão a tomar...
Cangalheiro?Qual cangalheiro, quando isto afundar não estará cá ninguem para fazer o enterro.
Abraço
Enviar um comentário