


Foi no Domingo passado. (Isto não tem nada a ver com a casa da Mariquinhas)
Depois das tapas de Espanha nada como um bom Arroz de Lampreia para acalmar as hostes.
O melhor arroz de Lampreia do mundo é o feito pela minha mãe, posso garantir-vos com toda a certeza.
Não que isto não possa parecer supeito, mas garanto-vos que não estou a regar. É realmente o melhor.
Depois de muitos anos de prática no Zé Manel dos Ossos, posso assegurar-vos que estava divinal.
No dia seguinte (16/04/2007), a minha mãe preparava-se para cozinhar mais três, penso eu, para um grupo de amigos de muitos anos do Zé Manel. Que o diga o
http://pesporra.blogspot.com/.
Na Corunha aprendi que as lampreias depois de regressarem ao rio para desovar (nascem no rio mas vivem a via adulta no mar até regressarem para desovar), deixam de comer. Daí o facto de morrerem despois de desovar.
Na Casa dos Peixes havia um aquário que tinha algumas dezenas de exemplares. Segundo nos disseram, se a água estiver suficientemente fria podem sobreviver até um ano sem se alimentarem.
E agora para os mais aventureiros eis os ingredientes e a receita:
· 1 lampreia
· 1/2 kg de arroz
· 1 cebola grande
· 1 ramo de salsa
· 1 folha de louro
· 1 dente de alho
· Azeite
· Unto ou banha de porco
· Pimenta, colorau, sal e margarina
· vinho tinto
Confecção:
Pela-se a lampreia pondo-a num alguidar, e, sobre ela, deita-se água a ferver. Com uma faca, tira-se a pele, só raspando. Abre-se a lampreia da cabeça até ao fundo dos buracos, e junto à cauda, dá-se um golpe para tirar a tripa inteira. Aproveita-se o sangue no mesmo recipiente, pondo vinho tinto de modo a tapar a lampreia, e tempera-se com os condimentos acima descritos. Deve ficar de véspera com esses temperos. No dia seguinte, faz-se um refogado com a cebola, azeite, banha ou unto e margarina. Depois do refogado feito põe-se a lampreia dentro e deixa-se refogar, virando dos dois lados. Cobre-se então com a marinada dos temperos. Deixa-se cozer a lampreia durante cerca de 15 minutos, de forma a que não fique desfeita. Tira-se a lampreia, põe-se água em quantidade tripla de arroz, deixa-se ferver e põe-se o arroz, deixando cozer cerca de 15 minutos. Serve-se em seguida numa travessa funda, sendo o arroz coberto com a lampreia inteira, apenas golpeada.
Nota: Cá em casa vai para a mesa em dois tachos, um com o arroz e outro com a lampreia já cortada às postas.
Para sobremesa é sempre possível comer uma lampreia de ovos para compor o ramalhete.
Bom apetite.