(Dois mundos frente a frente: o futrica (tricana) e o universitário (estudante)
(O Lente - professor universitário)
(O Bedel)
(A Trupe)
(Uma trupe em Sub-Ripas)
(Grupo de fado)

Retomo hoje o tema das personagens que fizeram (algumas ainda fazem) a história da Lusa-Atenas.
Início a postagem com a fotografia com terminei a última: a foto com a tricana e o estudante que marca a ligação entre dois mundos: o universitário e o futrica.
A ligação cidade/universidade, está bem patente na foto com uma tricana e um estudante. Muitas serenatas se fizeram à contas destes amores. Muitos amores se desfizeram com o final das aulas e dos cursos.
O Lente, nome dado antigamente aos professores universitários e que tem a sua origem na palavra ler. Na idade Média, Lente era o que lia os textos de aujtores consagrados, que depois eram comentados pelos alunos, devendo chegar-se sempre a uma conclusão pré-estabelecida. Quando isso não acontecia o professor punha fim à contenda com a famosa frase: Magister dixit (o mestre disse).
O Bedel, palavra originária do latim (pedellus, bidellus) e que significa aquele que convida, que chama. É um oificial administrativo da universidade e que tinha, também, uma autioridade policial, quando as universidade tinham jurisdição própria sobre os estudantes. A Universidade de Coimbra tinha prisão própria que estava instalada no espaço existente por baixo da Biblioteca Joanina. *
As Trupes. Temidas pelo caloiros, percorriam a cidade à procura dos caloiros que não respeitavam a hora de recolher para irem estudar e/ou dos que não estavam devidamente trajados. Algumas cometeram grandes exageros na sua caça.
O Fado ou Canção de Coimbra. Inicialmente marcado pelas Serenatas feitas às janelas das jovens, e não só, da cidade, veio a ganhar outro âmbito na década de 60, com a adopção de outro tipo de letras e de intervenção. Continua a ser uma das marca distintivas de Coimbra.Gostaria, no entanto, de acrescentar que também os futricas tocavam, cantavam e faziam serenatas: as famosas serenatas futricas que alguns grupos etnográficos da cidade de vez em quando recuperam. Aliás, alguns dos grandes nomes da Guitarra coimbrã eram futricas: querem melhor exemplo do que Artur Paredes, pai de Carlos Paredes.
*O Bedel
(...) O Bedel de cadahua das faculdades, chamará à Congregação dellas os Lentes, & Doutores, quando se ouueverm de ajuntar por mandado do Reitor. Terá cada hum delles hu rol, em q estarão escrittos todos os Estudantes de suas faculdades, com declaração do tempo, em q cadahum começou a estudar, & os annos que tem de estudo; pera que se saiba, se tem tempo bastante, pera responder, & arguir nos actos de exercicios, que ordinariamente se hão de guardar. E auisará disso ao Reitor, pera os constranger a teré os dittos actos nos dias assinados, & arguirem no lugar que lhes couber. Os dittos Bedeis das faculdades, em que forem os actos, ou graos, seraõ obrigados a leuar pessoalmente todos os pontos, & as conclusoes de quaesquer actos ás casas dos Doutores, Mestres, ou Lentes, que podem, ou deuem ter presentes nos taes actos. (...)
In Estatutos da Universidade de Coimbra, 1559
P.S.: Vou estar ausente por algum tempo, por questões de trabalho. Até ao próximo fim-de-semana.