quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Porto - IX (As pontes)


O Porto é a cidade das seis pontes. Cada uma tem a sua história, algumas são já centenárias (D. Luís e D.Maria Pia), outras inauguradas há pouco tempo.
Vale bem a pena fazer o chamado cruzeiro das 6 pontes em que, em cerca uma hora, num barco inspirado nos Rabelos, passeamos por debaixo das ditas pontes. (difícil era fazê-lo por cima!)
Na primeira imagem temos a Ponte da Arrábida, de autoria do Engenheiro Edgar Cardoso que, aquando da sua inauguração, era única no mundo, pois não havia em lado nenhum um arco tão grande em betão armado. Ne altura em que foi inaugurada, acorreram à Invicta jornalistas estrangeiros para cobrirem a queda da ponte, o que não veio a ocorrer conforme podemos constatar pela imagem.
A segunda fotografia mostra-nos a ponte de D. Luís, da qual gosto muito, pois com a sua construção inventou-se o conceito "dois em um", uma vez que apresenta dois tabuleiros, servindo um, as zonas altas de Gaia e do Porto e o outro as zonas ribeirinhas. O tabuleiro superior está actualmente ao serviço do Metro do Porto tendo deixado de ter trânsito rodoviário para o qual foi construída a ponte de D. Henrique, a montante e que ainda é visível na imagem.
Boa Viagem.
E já agora não se esqueçam das tripas, das francezinhas e das sardinhas do Serrão.

3 comentários:

Anónimo disse...

estou encantada com o seu blog. as fotos, desde Viana até Sanxenxo passando por Pte. de Lima e Porto e os textos que lhes dão a alma estão perfeitos. A Pte. Arrábida, obra de Edgar Cardoso, diz-me muito porque passa por cima da Via Panorâmica e é passagem para outras margens a sul...

carlos ponte disse...

Pois é, Tozé, até por cima as pontes são bonitas.
Ficamos à espera das outras.
Carlos Ponte

Al Cardoso disse...

Terei em conta o seu convite. na minha proxima viagem a terra Lusa.

Um abraco serrano.