segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Ericeira - II

Passado o fim-de-semana de obras eis-me regressado para concluir o post sobre a Ericiera.
A Ericeira, é uma vila piscatória situada 50 Km a noroeste de Lisboa, a 25 Km de Sintra e 10 Km de Mafra. O oceano Atlântico é o seu eterno companheiro e é aí, segundo diz a canção, (ver o post anterior) que o mar é mais azul.
Na Ericeira destaca-se a hospitalidade das suas gentes e a harmonia da "vila velha" de ruas estreitas e casario típico.
As praias de areia grossa e branca enquadradas por altas e bonitas falésias apresentam excelentes condições naturais de lazer e prática de desportos costeiros como a pesca desportiva, o surf ou a simples contemplação de um pôr-do-sol oceânico.
Foi nesta vila, mais propriamente na praia dos Pescadores, que se deu o embarque para o exílio do último rei português, D. Manuel I, episódio esse que assinala o termo do Regime Monárquico em Portugal. Este acontecimento fará, sempre, do Porto da Ericeira um dos locais mais dramáticos do Concelho de Mafra. Uma placa à entrada da rampa de acesso à praia refere essa partida.
As praias e os pesqueiros, bem como o património monumental e o gastronómico, com base numa variedade de peixes e mariscos, constituem os seus maiores atractivos da terra.
Quando chegar a hora da refeição o meu destaque vai para o restaurante A Parreirinha que fica na rua Dr. M. Bombarda número 12, onde se come uma Massada de Tamboril, uma Açorda de Gambas e umas Lulinhas Fritas que são uma delícia.
Bom apetite.

2 comentários:

BlueShell disse...

Não te conhecia!
Ainda bem que passei por aqui!
Abraço, BShell

Al Cardoso disse...

Por acaso e uma terra que tenciono visitar, na minha proxima ida.

Bem haja pela recomendacao.

Tambem ja tenho um link seu, assim e muito mais facil a visita.

Bem haja tambem.