terça-feira, 20 de junho de 2006

Mosteiro de Santa Cruz

A fundação do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra ocorreu nos anos 30 do século XII e teve como principal impulsionador D. Telo que, três anos antes, tinha estado para ser nomeado Bispo de Coimbra, por morte de D. Gonçalo, o detentor do cargo.
Em Dezembro de 1130, mandou D. Afonso Henriques passar carta de doação dos "Banhos Reais", que ficavam nos subúrbios da cidade, a favor de D.Telo que, segundo relato de Pedro Alfarde, deu em troca uma bonita sela que tinha comprado em Monpiller e que havia andado a exibir na cidade, tendo despertado o interesse de D.Afonso Henriques. Na opinião de alguns historiadores "Os Banhos Reais" talvez sejam as antigas termas romanas de Aeminium ou os banhos de domínio muçulmano.
Ainda há pouco tempo se efectuavam escavações no antigo refeitório do convento, na tentativa de se encontarem vestígios de tais Banhos, que eu penso se poderão localizar não aí, mas do lado oposto, junto à fonte de Paio Guterres.
Um dia destes voltaremos a Santa Cruz, pois neste mosteiro fica o maior Santuário da Europa que é desconhecido da maioria dos conimbricenses.
Já agora bem perto de Santa Cruz recomenda-se para comer: A Democrática ou o Cantinho do Reis.
Boa visita e bom proveito.

Sem comentários: