sábado, 10 de junho de 2006

Casa do Alentejo

A Casa do Alentejo comemora, hoje, 10 de Junho, 83 anos de existência. Parabéns!
Desconhecida de muitos, embora fique mesmo no centro de Lisboa, na Rua das Portas de Santo Antão (junto ao Coliseu e ao Politeama), é uma instituição que vale a pena visitar.
Em primeiro, devido ao que lá se come, desde a Sopa de Cação, ao Cozido Alntejano (Quintas-feiras) e às sobremesas, já mostradas em fotografia no blog http://clubedearqueologia.blogspot.com/.
Em segundo lugar (ou em primeiro dependendo dos gostos), pelo edifício em si. Construído no século XVII e reabilitado no século XX, mas já a necessitar de nova recuperação, foi residência dos Viscondes de Alverca e resistiu ao terramoto de 1755.
São de referir o Pátio Árabe (na foto), o Salão dos Espelhos o Salão Neo-renascentista, a biblioteca, a sala de exposições e os diversos painéis de ajulejos patentes nas salas de refeições do restaurante.
Esta é uma boa sugestão para quem vá a Lisboa e queira alimentar a vista e o estômago.
Mais um vez parabéns e bem-hajam pela vossa existência.

3 comentários:

Moura disse...

O que fica a destoar neste edifício é mesmo a vizinhança da frente...que é a sede daquele clube de Lisboa que tem um passarito em cima de uma espécie de brasão!!
Acrescento que este palácio onde está hoje a Casa do Alentejo, ou melhor a Embaixada do Alentejo, já foi CASINO também daí a decoração de alguns salões terem motivos relacionados com os jogos que se praticam nesse tipo de edifícios.
Abraço do Moura.

a d´almeida nunes disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
a d´almeida nunes disse...

É lá, ainda não tinha reparado nesta boca foleira do 1º parágrafo desta nota!
Não se toca no clube da ÁGUIA assim por dá cá aquela palha!
VIVA o BENFICA!
Vivam os Alentejanos, gente boa e pacata (às vezes...).