Criatividade
Vem isto a propósito da criatividade.
"Quem abdica de uma liberdade essencial em troca de segurança temporária, não merece a liberdade nem a segurança" Benjamim Franklin
Colocado
Tozé Franco
às
22:25
15
sabor(es)
Ontem, fui ao Porto com os alunos de Ciências Sociais e Humanas do Secundário.
Vencido este contratempo, lá fomos e, depois de uma longa espera (perdemos a nossa vez), entrámos no Palácio. Duas coisas nos chamaram a atenção: a genialidade de Salvador Dali e a beleza de um palácio barroco que, há uns anos, estava em ruínas.
De tarde fomos até ao Palácio de Cristal ver as máquinas concebidas por Leonardo Da Vinci. Um espanto. Leonardo foi, simplesmente...o Génio. O maior génio que a humanidade conheceu. Muito daquilo que conhecemos já havia sido imaginado e desenhado por Leonardo: O pára-quedas, a asa delta, o tanque de guerra, a metralhadora, o rolamento, o automóvel, etc, etc....
Colocado
Tozé Franco
às
22:14
16
sabor(es)
Tema: Escola, Vá p'ra fora cá dentro...
Colocado
Tozé Franco
às
23:23
14
sabor(es)
Colocado
Tozé Franco
às
16:30
13
sabor(es)
Tema: Efemérides, Escola
Colocado
Tozé Franco
às
10:55
7
sabor(es)
Tema: Efemérides, Escola
Colocado
Tozé Franco
às
20:51
16
sabor(es)
Tema: Música
Colocado
Tozé Franco
às
15:45
12
sabor(es)
Tema: Desabafos
Como forma de aproveitar os dias de folga, resolvemos ir comemorar a implantação da República e, já agora, o Tratado de Zamora (foi assinado a 5 de Outubro) ao Algarve a convite de um casal amigo.
Depois de uma partida em falso (o Rufi ficou doente) lá partimos para sul.
Estava programado um almoço em Évora, no Martinho da Arcada mas, dado o adiantado da hora, comemos uma sopinha de Pedra em Almeirim (coisa leve para quem vai conduzir depois de almoço).
No Algarve visitámos Vila Real de Santo António cuja construção foi planeada no final do século XVIII pelo Marquês de Pombal, como garantia de povoamento junto à fronteira espanhola, sucedendo à antiga povoação de pescadores denominada Santo António da Arenilha. A sua planta apresenta estrutura quadrilátera regular, tal como a Baixa de Lisboa.
Fomos a Espanha provar as tapas (que boas que estavam) e meter gasóleo a 90 cêntimos (90!!!) no Carrefour. Lá contribuímos nós para o orçamento espanhol!
Como o trempo estava óptimo e a água razoável, ainda deu para tomar um banho no mar.
No regresso comemos um Cozido à Portruguesa em Canal Caveira depois de evitar a Auto-estrada do Algarve por causa das simpáticas portagens da Brisa (Coimbra-Algarve fica em 30€, mais 30 para o regresso!). Lá prejudicámos, mais uma vez, o Orçamento de Estado português.
Um dia destes somos acusados de não nos importarmos com o défice orçamental.
P.S.: O Alentejo continua bonito como sempre. Em Évora, na pastelaria Pão de Rala, continua a comer-se dos melhores doces alentejanos. Eu que o diga pois tive que me debater com uma Enchacada excelente.
Colocado
Tozé Franco
às
21:39
13
sabor(es)