sábado, 15 de julho de 2006

Universidade de Coimbra - VIII (A Porta Férrea)

A entrada nobre do edifício principal da Universidade, data de 1634, sendo conhecida como Porta Férrea e é uma construção maneirista.
A Porta Férrea é encimada por dois nichos onde figuram os reis D. Dinis - o Rei Fundador da Universidade, em 1290, em Lisboa e que depois foi transferida para Coimbra, em 1308 e D. João III- o monarca que a transferiu para a cidade das margens do Mondego, definitivamente, em 1537.

5 comentários:

Moura disse...

Eu tenho uma colecção de imagens retiradas do Álbum de Coimbra, editado no século XIX, por Leopoldo Manillius Wagner, na qual aparece esse estupendo observatório que foi demolido para não estragar as vistas sobre o rio...
Exmos senhores professores
um abraço do Moura

a d´almeida nunes disse...

Exmos Snrs Drs.:
Se me concedem a honra da intromissão, atrevimento descarado o declaro desde já esperando a vossa benevolência, sempre gostaria de meter a minha humilde foice em seara tão sapiente, ou não estivéssemos nós na presença de ilustres licenciados,quiçá mestres e doutorados,para vos dizer da minha emoção, quando já com alguns 45 anos de idade, tendo-me passado pela cabeça que seria capaz de, em regime livre, tirar, com uma perna às costas, a licenciatura em Economia, ainda que já viesse com a minha formação do ex-ICP, ali para as bandas da Batalha no Porto, atravessei, pela primeira vez na minha vida, na qualidade de aluno de tão magnífica Universidade, aquela Porta Histórica, que bem merecedora é e será para todo o sempre, da consideração de todos os que se interessam pela Cultura deste País.
Ato Ven e Mto Obrigado
António
PS.: Aproveitando a inspiração deste momento (ainda que o ar esteja muito quente e de respiração difícil)deixo aqui a info de que (re)escrevi um comentário no post sobre a raposa que gosta dos estudantes em geral, particularmente dos da UC.

Tozé Franco disse...

Caros amigos:
Em primeiro lugar queria agradecer a vossa colaboração sem a qual, aliás, este blogue não tinha o mesmo valor.
Qaunto às fotos do Observatório, ficam prometidas para o meu regresso a Coimbra, pois pretendo fazer-vos algumas propostas de locais a visitar e a degustar, fora da cidade dos estudantes.
Um abraço e apareçam sempre.

Anónimo disse...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

Anónimo disse...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»