quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Sabor amargo

Eu, desde pequeno, sempre aprendi com o meu pai que a concorrência era boa e que sempre o havia motivado a trabalhar para ter clientes, o que sempre conseguiu e muito o orgulhou (e a mim). Foi concorrendo e convivendo com os concorrentes que fez do seu estabelecimento uma referência em Coimbra e no país.
Faz-me impressão que, agora, no ensino se queira propor o caminho único, acabando com a pouca concorrência que existe. A crise veio mesmo a calhar. Sempre ouvi dizer que a guerra fazia vir ao cimo o que de pior havia nas pessoas. Parece-me que a crise também.
Tenho lido coisas impressionantes na net, referindo-se aos profissionais do Ensino Particular e Cooperativo, como "essa gente", como se, com o nosso trabalho, fizéssemos mal a alguém. Pelos vistos, pelo simples facto de existirmos, fazemos. Acresce a isto, o facto de muito ser dito por professores. Quem sabe se alguns deles com filhos no privado.
Qual a solução: melhorar a escola estatal? Não! Atacar os profissionais do particular.
Onde estão os partidos de esquerda sempre tão prontos a lutar pelos que estão em perigo de perder o emprego?
Onde estão os sindicatos?
Pelos vistos a assobiar para o lado.
George Orwell afinal, como eu já sabia, tinha razão: "Todos são iguais mas uns são mais iguais do que outros."
PS: Prometo,um dia destes, voltar às Histórias e Sabores, mas por agora não consigo.

Sem comentários: