Roma: o Coliseu
Segundo a lenda, Roma terá sido fundada no dia 21 de Abril de 753 a.C, por Rómulo, um dos dois gémeos, filhos de Rea Silvia e do deus Marte.
Inicilamente foi uma Monarquia (entre 553 a.C e 510 a.C.). Depois disso uma Reública até ao ano 27 a.C. e, por fim, um Império até ao ano 476 d.C. O seu 1.º imperador foi Octávio César Augusto (27 a.C. a 14 d.C.).
Durante a Idade Média e até 1870, a história da cidade foi marcada pela presença da corte papal. Em 1870, tornou-se capital da Itália unida, quando o exército italiano entrou em Roma.
Roma tem, dentro de si, o estado do Vaticano, com cerca de 0,44 Km2, cujo chefe de estado é o Papa.
Um dos monumentos mais marcantes de Roma é, sem sombras de dúvida, o Coliseu, cuja construção se iniciou em 72 d.C. e terminou no ano 80, já no tempo do imperador Tito.
Aí se disputavam os famosos jogos com a finalidade de entreter os muitos desempregados existentes na cidade (e não só!). Ao contrário do que se pensa, não foi aí que muitos cristãos foram martirizados, mas sim no Circo Máximo. No Coliseu, havia lutas de gladiadores entre si e com feras (nos 100 dias que durou a inauguração, foram mortas mais de 5 mil feras). Em algumas ocasiões a arena era cheia de água e aí se simulavam batalhas navais.
O Coliseu tem uma forma elíptica com 187 metros de diâmetro na parte maior e 155 na parte menor, podendo as bancadas albergar cerca de 70 mil espectadores.
Extreriormente tem 3 filas de arcadas ornamentadas com pilastras dóricas, jónicas e coríntias (de baixo para cima). Na base apresenta 80 arcos numerados que davam acesso às bancadas
A maior parte do mármore que revestia o tijolo com que foi edificado, foi usado durante o Renascimento para a construção de novos edifícios. A sua degradação foi travada pelo Papa Bento XIV que o consagrou à devoção da Via Crucis, realizando-se, ainda hoje aí, a Via Sacra, na quinta-feira da Semana Santa.
2 comentários:
Gosto muito de Roma.
A pé,conheço melhor Roma que Lisboa.
Sou,ao que me dizem,um viciado.
Dentro de poucos dias,aproveitando um lowcost lá estarei.
Um abraço.
Boa Viagem. Quem me dera lá voltar já.
Um abraço.
Enviar um comentário