quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

O sexo dos Anjos - parte II

Anjo (?)
Monstro comendo um gelado
Astronauta
Lagostim
Em Salamanca julgo ter encontrado resposta a uma das perguntas que mais me tem atormentado ao longo da vida: Qual será o sexo dos anjos?
Com é fácil de constatar pela primeia fotografia têm, sendo que o fotografado é do sexo masculino. Caso não seja um anjo, não deve andar longe disso, pois está esculpido na Catedral de Salamanca.
Estas esculturas fazem parte do portal lateral da referida Catedral e datam do final século XX, aquando das obras de restauro que aí tiveram lugar.
Os responsáveis pelo restauro e os canteiros (palavra com a mesma origem da palavra Cantanhede) que executaram o trabalho decidiram deixar uma marca do século XX no portal, tendo optado por algumas imagens curiosas, entre as quais destaco um astronauta, um monstro a comer um gelado de cone e um lagostim... para além do referido anjo (menino).
Só uma pequena referência ao astronauta: muitas pessaoas acham que a escultura é da época da construção da Catedral, pensando que o seu autor seria um visionário, tipo Leonardo da Vinci, o que, aliás, por vezes se encontra escrito em alguns guias turísticos, mais isso não corresponde à verdade, como vimos.
Escolhi estas imagens, mas outras há distribuídas ao longo do referido portal.
Eis mais um motivo para viajar até Salamanca.
PS: Continuo à espera de resposta para a outra questão, sobre a qual se debruçou o próprio S. Tomás de Aquino, e que consiste em saber quantos anjos se podem sentar na cabeça de um alfinete.
Infelizmente, na Catedral, não havia imagens elucidativas sobre este assunto.

11 comentários:

Anónimo disse...

Sinceramente Tozé, custa-me acreditar que os anjos eram do sexo masculino! Quase de certeza o artista que esculpiu esse anjo era um homem!!!

Bj.

Anónimo disse...

Gostei das fotos e do texto...Para mim anjo não tem sexo,assim como a alma também não têm. Mas cada qual retrata sua percepção à sua maneira.
Fica bem...

Fallen_Angel disse...

owa :o)
que calunia :op lá por teres tugafias de anjos meninos nao quer dizer que tambem nao possa haver muninas :op

beijinhooooo

Anónimo disse...

Anjo?
Onde estão as asas?
Beijo

Kalinka disse...

Iniciou-se a contagem decrescente para o lançamento do livro:
«Que é o Amor?».
Colaborei com um texto da minha autoria , dedicado a todos que passaram na minha Vida e, que de alguma forma, deixaram momentos inesquecíveis: mas, principalmente a alguém muito especial que nasceu dia 7 de Fevereiro e que, por não pertencer ao Mundo dos vivos, guardo com muito Amor, na minha memória (minha Mãe).
É uma excelente oferta em qualquer altura, mas como se aproxima o Dia dos Namorados, será bom começarem a preparar as vossas encomendas quanto antes.

Beijos e abraços.

Anónimo disse...

Pois e caro amigo, as vezes perpetuam-se mitos como esse do astronauta da catedral de Salamanca!

Um abraco e bom fim de semana.

Anónimo disse...

eu axo k os anjos n tem sexo
=)
'brigada pela visita!
bom fim-de-semana!!

Anónimo disse...

Passei para desejar óptimo fim-de-semana e apreciar esta interessante página, onde impera a qualidade e bom gosto. Para mim, é um grande prazer vir até aqui, como sempre.

disse...

Sabes que a foto do astronauta é o postal que ofereço/envio sempre que estou por Salamanca... correndo o risco de repetir. Inspiráste-me, vou passar a enviar o anjo!
bjs

Isadora Lis disse...

Tozé,
a caravela já chegou. Papai, adorou os cds.

Bjs,
Isadora.

Anónimo disse...

A tal imagem que nos ajuda a encontrar o sexo dos anjos é a representação de um "putto", caso fossem mais seriam denominados de "putti", que em muitos casos simbolizam pequenos anjos. Sempre como vieram ao mundo e normalmente sem asas. Não aparecem figuras femininas, caso contrário o nome teria de ser alterado e acabava por soar mal ao ouvido, ainda mais tratando-se de esculturas agregadas a um templo religioso...
Um abraço.