quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Sintra II - (Os travessiros)

Travesseiros
Palácio Real
Quinta da Regaleira
Palácio Real
A história das pastelarias tem já muitos séculos. Inicialmente chamavam-se “confeitarias”, pois os “pasteleiros”, dizia uma regra de 1762, são os que podem “guizar e assar carnes e peixes nas suas lojas por ser muito útil ao povo e ao bem comum, sem nenhum que possa fazer outra comida para vender ao povo.” Enfim, eram os que faziam os pastéis (que na altura eram só os salgados). Por seu lado, os confeiteiros faziam os bolos e vendiam o açúcar e eram muito críticos da concorrência que lhes faziam as vendedeiras ambulantes de doces, ou as tendas e mercearias que também vendiam açúcar.
Feita esta introdução é de uma pastelaria que hoje vamos falar: A Piriquita, em Sintra.
Uma visita a Sintra, seja qual for o motivo, não pode deixar de começar na chamada Vila Velha de Sintra, o seu centro histórico. Aqui há muito para ver, mas hoje quero destacar o local onde qualquer visita deve começar: a Piriquita, a chamada rua da Padaria, mesmo junto ao Palácio Nacional. Aqui encontramos os famosos Travesseiros de Sintra. Quem não começar ou terminar por aqui o dia de visita, não sabe, de certeza, o que perdeu.
Os Travesseiros de Sintra são deliciosos (de comer e chorar por mais!), principalmente quando estão quentinhos e acabadinhos de sair do forno, o que na Piriquita, acontece quase sempre. Os travesseiros são feitos de massa folhada, recheados com doce de ovos com amêndoa e polvilhados de açúcar…
Quem quiser tentar a receita pode encontrá-la em:
Bom apetite.

9 comentários:

Moura disse...

Que engraçado...ainda hoje comi uns três travesseiros de Sintra!! O objectivo de tão ousada tarefa foi compensar as calorias que perdi a visitar a Quinta da Regaleira e a Colecção Rau, no MNAA.
Abraço.

Al Cardoso disse...

Ai que me encheu a boca de agua e logo eu, que estou tao longe e nao posso ir a Sintra.

Um abraco serrano.

Anónimo disse...

Nossa... tou salivando! rs

:)

salut...

Anónimo disse...

Este é o verdadeiro Blog k faz crescer agua na boca :D sim senhora...

redonda disse...

Muito bonitas as fototografias e já estive aí há uns tempos e experimentei os travesseiros... :)

Luana Caldas disse...

Lindas essas fotos!Parabéns!

Carlos Ramos disse...

Que saudadessssssssssssss...

Patricia disse...

Eu estive em Sintra no Verão e gostei bastante. Adorei a Quinta da Regaleira. Não tive oportunidade de ir ao Palácio da Pena que era a minha prioridade. Outras oportunidades virão!

bettips disse...

Parece incrível que com espaço de alguns meses tivessemos passeado nos mesmo sítios! E sem excursão; só coincidência. Um abraço amigo.
PS.: já tinha visto a tua foto de apresentação: furnas: S. Miguel? É que tb estive lá em Abril! Será o ano "de todos os prodígios"?