quarta-feira, 27 de setembro de 2006

A Aldeia típica do Mestre José Franco




Entre a Ericeira e Mafra há um local que merece bem uma visita: a aldeia típica do Mestre José Franco, situada na localidade do Sobreiro.
Aí, José Franco recupera os usos e os costumes das gentes do concelho (Mafra), numa reconstituição de uma aldeia, onde o mestre Franco não se coibiu de fazer renascer a sua velha sala de aulas, com as pequenas mesas em madeira, o imponente armário da professora, a ardósia, a menina de cinco olhos do tempo em que a pedagogia era outra; na loja do barbeiro-dentista um freguês submete-se a um corte de barba, na mercearia a Ti Helena serve um copo de vinho… ambientes que nos levam a fazer uma viagem no tempo.
Mestre Franco é um ceramista de renome, que construiu ao longo dos anos uma espécie de Portugal dos Pequenitos, sem a conotação política do da minha cidade de Coimbra (se é que alguém ainda se lembra disso) mas com um cariz mais popular. Este é pois um local não perder.
Já agora vale bem a pena provar o pão com chouriço da tasca da aldeia que, ao contrário das casas em miniatura, tem tamanho para constituir quase uma refeição.
Para os menos dados a estes petiscos também existe um restaurante.

8 comentários:

bettips disse...

A tua paciência ...amigo, em descobrir o belo e simples das coisas e partilhá-lo assim! Obg e fica bem. Abç

Al Cardoso disse...

Mais um sitio interessante neste nosso lindo pais.
Mas agora a brincar: sera que nao esta a fazer publicidade a um parente?

Um abraco.

Anónimo disse...

A aldeia tipica de Mestre cardoso, deve merecer bem uma visita , tal pena eu estar longe... todos os lugares de portugla deveriam ter recriações da sua história e vivencias , sem ser em museus para que os vindouros saibam como se vivia em outras épocas.

Tozé Franco disse...

Se há coisa que gosto de fazer é viajar, embora não o possa fazer tanto como desejo.
Portugal está cheio de recantos bem bonitos e com histórias bem curiosas. Espero poder continuar a partilhar algumas delas convosco.
Bem-hajam todos.

Anónimo disse...

Não conhecia adorei ver e saber beijinho...

Moura disse...

O pão com chouriço é de tamanho familiar...e em conta!
Vale a pena fazer cair a visita perto da hora de almoço e petiscar neste local agradável!
Abraço

Anónimo disse...

Passei para apreciar esta página agradável pela sua estética finíssima e apreciável, que me atrai pela sua qualidade, e desejar bom fim-de-semana. Até breve.

Anónimo disse...

ontem dia 9 de setembro por recomendação de um amigo também fui visitar essa pequena aldeia eu gostei.Mas, os meus filhos ainda mais por isso digo-vos, vale a pena.