quinta-feira, 29 de junho de 2006

O Nome das Coisas - XIII (Santa Clara-a-Nova)

No alto do Monte da Senhora da Esperança, na margem esquerda do Mondego, ergue-se o Convento de Santa Clara-a-Nova que, como o nome indica, albergava as monjas Clarissas que, até 1677, tinham vivido no mosteiro de Santa Clara-a-Velha.
O novo mosteiro traçado por Frei João Turriano, a pedido de D João IV, destinava-se a substituir o antigo, situado junto ao rio, onde a vida era já praticamente impossível, devido às cheias de um Mondego cada vez mais assoreado.
As obras iniciadas em 1649 estavam longe de estar completas quando as monjas se mudaram para aí no já referido ano de 1677, pois a Igreja só foi concluída em 1696, prolongando-se ainda as obras nos claustros e aqueduto (visível na estrada que liga a Cruz de Morouços ao Bordalo) praticamente por todo o século XVIII.
No terreiro fronteiro ao Mosteiro, onde se encontra a estátua da fotografia de autoria do escultor Álvaro de Bré, chegou a haver corridas de touros.
Este mosteiro que deveria chamar-se de Santa Isabel, acabou por manter a antiga designação, Santa Clara, tendo apenas recebido a designação "a-Nova" para o distinguir do antigo que, vítima das cheias do Basófias, se encontrava cada vez mais soterrado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»

Anónimo disse...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»